sexta-feira, 2 de julho de 2010

Quatro décadas do Grande Prémio do Mónaco em cartaz

  
Apesar de já se realizarem provas automobilísticas no Principado do Mónaco desde 1911, a primeira edição do Grande Premio em Monte Carlo em 1929, quando o piloto William Grover-Williams se sagrou vencedor ao volante de um Bugatti Type 35.  
Após o interregno que se verificou durante os anos da 2ª Guerra Mundial, a prova monegasca começou a fazer parte do calendário do Campeonato Mundial de Formula 1 desde a sua primeira edição em 1950, e mantêm-se até os dias de hoje, com todo o charme que lhe é reconhecido e devido.  
O que vos trazemos aqui hoje é um pedaço de história, e não falamos só da história da Formula 1 ou do desporto automóvel no Mônaco em particular, falamos também da história do design, pois como poderão verificar a seguir, a evolução gráfica nos cartazes está bem patente ao longo dos anos. Chamamos ainda a atenção para o fato de as “modas” estarem também bem marcadas, tanto no traço, como nas escolhas de tipos de letra e cor, pois se analisarmos publicidade da mesma época encontraremos todos estes condimentos reunidos. 
 
Não menosprezando os designers da atualidade, é de realçar também o fato de todas estas fabulosas ilustrações terem sido elaboradas à mão, o que nos leva a pensar se serão cartazes ou obras de arte. Abaixo galeria de fotos exibe cartazes do famoso Grande Premio.

0 comentários:

Postar um comentário