sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RECORTE E MONTE - Corsa Classic MPFI

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e aumentando sua coleção.

Esta sexta feira, atendendo a e-mails que me foram encaminhados, vamos disponibilizar o modelo do Corsa, desta vez o Classic MPFI 2003.



Fonte: Clássicos Antigos Guerininet

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Cadillac

Fundação

Fundada em 1902 como Cadillac Automobile Company, foi comprada pela General Motors e trinta anos depois já havia se tornado símbolo do alto padrão de luxo. Cadillac tornou-se pioneira em diversas tecnologias automotivas como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas. Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico, dedicando a eles 100% de sua capacidade produtiva. No ano de 1924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Nesta década a montadora inova mais uma vez ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927. No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para CADILLAC, a Fisher e a Fleetwood, o que contribuiu bastante para o aprimoramento da linha de automóveis da marca. Na verdade os métodos de precisão criados por Leland, associados ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta criou uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Um outro fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca foi o fato dela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante. A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis CADILLAC nas “Avant Premiére” de seus filmes acabaram emprestando a marca muito do “Glamour” da Hollywood desses anos. Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados.

Linha do Tempo

1949
  • Lançamento do CADILLAC DE VILLE, um sedan de porte grande típico americano com dimensões superiores a cinco metros de comprimento, quase dois metros de largura e com peso médio de quase duas toneladas. O nome DeVille foi usado em vários modelos de luxo da CADILLAC. Em 1996 a montadora parou de produzir o modelo semelhante ao DeVille, o Fleetwood transformando-o assim no principal modelo da linhagem. O nome DeVille foi substituído por DTS (DeVille Touring Sedan) para o novo modelo do ano 2006.
1953
  • Lançamento do CADILLAC ELDORADO, vendido por US$ 7.750 (em valores atualizados equivaleria a US$ 55.000), sendo o carro mais caro a venda nos Estados Unidos na época. Com sua produção restrita, e seu preço, teve apenas 532 unidades fabricadas, uma das quais usada pelo presidente Dwight Eisenhower no dia de sua posse. Nas décadas seguintes modelos adotaram o nome ELDORADO e passaram a ser produzidos regularmente.
1976
  • Lançamento do CADILLAC SEVILLE, um sedan luxuoso que se tornou um verdadeiro sucesso. O modelo foi re-introduzido em 1975 e fabricado até 2004. Era o menor automóvel produzido pela montadora.
1999
  • Lançamento do CADILLAC ESCALADE, um utilitário esportivo de porte grande, estando disponíveis em dois modelos, o XLR e o SRX. É um dos modelos de maior sucesso da marca nos Estados Unidos. A linha conta ainda com o modelo ESV (maior e mais luxuoso) e a EXT (versão cabine dupla).
  • Uma limusine do modelo DE VILLE com alta tecnologia é introduzida e estreada pelo presidente norte-americano George Bush.
2004
  • Lançamento CADILLAC CTS, um sedan de luxo de médio-grande porte esportivo. O novo modelo vinha equipado com motor V6 3.2 de 220 cavalos.
  • Lançamento CADILLAC SRX, um utilitário esportivo de porte médio-grande disponível em duas versões: motor 3.6-V6 (260 cv) e motor 4.6-V8 (315 cv).
  • Lançamento CADILLAC XLR, um roadster conversível de dois lugares com linhas modernas e agressivas, equipado com motor V8 de 4,6 litros e 315 cv. O requinte e o luxo continuam sendo marcas registradas da CADILLAC com o uso de madeira nobre e detalhes cromados no interior do conversível.


Fonte: Clássicos antigos Guerininet

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Gasolina Motano Standard Oil

"Gasolina Motano Standard Oil", bem no início do século passado, no Rio de Janeiro-RJ.
Caminhão robusto, ainda com pneus de borracha maciça, farol a magneto.
Traz o número "16", que nos sugere que esse seja o 16° veículo da frota.
Que marca será esse "bicho papão"?


Fonte: http://www.antigosverdeamarelo.blogspot.com/

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Jipeiros e motociclistas se unem para levar doações a áreas isoladas

Clubes de jipeiros, proprietários de veículos 4X4 e de motos para trilha de várias cidades do Rio de Janeiro se uniram e partem em grupos organizados para socorrer as pessoas que ficaram isoladas, após as fortes chuvas que atingiram a região serrana na última semana. Os veículos preparados para a lama têm conseguido chegar em lugares que nem mesmo os caminhões do exército passaram.
Jeeps Rio
Veículos com tração 4X4 são mais altos, têm pneus especiais e guincho elétrico, por isso estão conseguindo chegar as áreas isoladas  (Foto: Jeep Clube de Teresópolis)
“Em alguns locais, carros e motocicletas de uso urbano não conseguem chegar por causa da lama e os caminhões do exército, às vezes, tem dificuldade para passar no que sobrou de algumas estradas por causa do tamanho do veículo”, afirma o major Rovian Alexandre Janjar, da 1ª Divisão do Exército.
Jeeps Rio
Carga é pequena perto do caminhões, mas várias
unidades participam da ação. (Foto: Jeep Clube de
Teresópolis)
Um dos integrantes das equipes de jipeiros é o vice-presidente da Cruz Vermelha do Estado do Rio de Janeiro, Elington Canella, que é proprietário de um veículo 4X4 e têm acompanhado de perto as expedições.
“Partimos na última semana em 25 jipes para identificar as pessoas e dar alimento o mais rápido possível, já que havia famílias que estavam há quatro, cinco dias sem comida”, diz Canella. “A carga que levamos é relativamente pequena por causa da capacidade dos veículos, mas já conseguimos distribuir cerca de 30 a 40 toneladas nos bairros entre Friburgo e Teresópolis.”
Os bairros de Teresópolis - Bonsucesso, Conquista, Ponte Nova, Santa Rita, Vieira -, e os municípios de São José do Vale do Rio Preto e Sumidoro são algumas das áreas atendidas pelo Jeep Clube de Teresópolis e um grupo de motociclistas, que no último final de semana reuniram 68 jipes e cerca de 85 motos de trilha.
Jeeps Rio
Jipeiros entregam doações para moradores do bairro Campinas, em Sumidoro  (Foto: Jeep Clube de Teresópolis)
“Há pontos em que não há a mínima condição de ir com um veículo 4x2 e nem o jipe, que é mais alto e tem tração nas quatro rodas, pneus especiais e guincho elétrico, consegue chegar”, conta Emílio Astori, integrante do Jeep Clube de Teresópolis. “Então saímos com as motos de ‘cross’ que pegam as doações dentro dos veículos, colocam em mochilas e transportam até as famílias.”
De acordo com Astori, já foram entregues 360 cesta básicas, fora produtos de higiene. “Nós vamos ao mesmo ponto mais de uma vez e se, por acaso, sobra algo entramos de novo até distribuir tudo. Sempre tem alguém que ainda precisa”, diz o jipeiro. “E o nosso trabalho não para, pois se hoje as áreas atendidas estão abastecidas, amanhã elas vão precisar de nós mais uma vez.”
Jeeps Rio
Em áreas mais críticas ainda, transporte é feito com
ajuda de motos (Foto: Niteroi Jeep Clube)
O empresário e motociclista Nilson Neves se orgulha ao dizer que foi o primeiro grupo de socorro a pisar em Campo Grande, bairro de Teresópolis, que o G1 conseguiu visitar nesta terça-feira (18) com ajuda de uma escavadeira hidráulica. De acordo com Neves, ele e um amigo chegaram ao local na quarta-feira (12), um dia após o início das chuvas que castigaram a região serrana.
“Nós conhecemos muito bem a região e fizemos um caminho por dentro do mato”, conta o motociclista. “Os bombeiros de Campo Grande estavam sem comunicação, então intermediamos o contato e fomos buscar luvas para que eles continuassem o trabalho de retirada dos corpos, pois todos, inclusive os voluntários, estavam escavando sem nenhuma proteção nas mãos.”
Jeeps Rio
Estrada que vai para Sumidoro está bloqueada em várias trechos (Foto: Jeep Clube de Teresópolis)
O distrito de Amparo também foi socorrido por um grupo “da lama”. “Nós fomos os primeiros a chegar em Amparo. A cidade não foi tão impactada, mas ficou completamente isolada “, conta o vice-presidente do Niteroi Jeep Clube, Carlos Erbesdobler. “A situação é tão crítica que quando paramos para um lanche fomos abordados por moradores pedindo a nossa comida e entregamos. Para nós seria apenas um dia sem alimento.”
Jeeps Rio
Niteroi Jeep Clube se dividiu em três equipes para
atender moradores (Foto: Jeep Clube de Teresópolis)
Os integrantes do Niteroi Jeep Clube se dividiram em três equipes: uma para carregar as doações de Niterói até a região serrana, outra para ajudar a levar os donativos à Cruz Vermelha e a última foi direcionada para atender pedidos de socorro de pessoas que entram em contato com o grupo.
Os clubes de jipeiros e motociclistas do Rio de Janeiro já estão organizando uma nova “subida” no próximo final de semana. Os proprietários de veículos 4X4 e trilheiros que queiram integrar o grupo podem acessar o Fórum Brasil 4X4 e o Jipenet-RJ para tirar dúvidas e receber orientações de como ajudar.


Fonte: http://g1.globo.com/carros

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Exposição comemora Dia Nacional do Fusca no ABC Paulista

Data, celebrada na quinta (20), é comemorada desde a década de 1980.

Para comemorar o Dia Nacional do Fusca, celebrado na última quinta-feira (20), a Volkswagen abriu neste domingo (23) as portas da fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para exposição do clássico veículo organizada pelo Fusca Clube do Brasil . Até fusca decorado como o “Herbie” foi apresentado.Para comemorar o Dia Nacional do Fusca, celebrado na última quinta-feira (20), a Volkswagen abriu neste domingo (23) as portas da fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para exposição do clássico veículo organizada pelo Fusca Clube do Brasil. Até fusca decorado como o “Herbie” foi apresentado. (Foto: Fernando Donasci/Reuters)
O carro se tornou popular pela praticidade e fácil manutenção, o que resultou em preço baixo, tanto para a sua aquisição quanto para a manutençãoO carro se tornou popular pela praticidade e fácil manutenção, o que resultou em preço baixo, tanto para a sua aquisição quanto para a manutenção (Foto: Fernando Donasci/Reuters)
a foi criada pela própria Volkswagen na década de 80 e faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Paulo desde 1996, ano em que o Fusca deixou de ser fabricado pela segunda vezA data foi criada pela própria Volkswagen na década de 80 e faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Paulo desde 1996, ano em que o Fusca deixou de ser fabricado pela segunda vez (Foto: Fernando Donasci/Reuters)
O Fusca conquistou o título de o carro mais vendido no mundo, com 21 milhões de unidades comercializadas nos 75 anos de existência. Somente no Brasil, o compacto foi líder de mercado por 24 anos seguidos e vendeu 3,1 milhões de unidades.


Fonte: http://g1.globo.com/carros