quinta-feira, 1 de julho de 2010

GMC DUKW – O Caminhão Anfíbio (seção-Militares)


O GMC DUKW-353, apelidado de “Duck” (Pato), foi um anfíbio 6×6 dotado de casco em formato de barco adaptado ao chassi do caminhão GMC 2,5 ton. Seu comportamento era bom tanto na água como em terra, já que haviam controles na cabine que permitiam ajustar a pressão dos pneus de acordo com as necessidades. O Duck transportava 25 soldados ou 2,5 toneladas de carga, atingindo velocidades de 10 km/h na água e 80 km/h em terra, sendo produzidos pouco mais de 20.000. Utilizado a partir de 1943 da Europa ao Pacífico, foi uma ferramenta de suporte decisiva para as forças aliadas.
Esse projeto surgiu no 1942, quando os problemas do Jeep GPA anfíbio criou a necessidade de um similar maior, equivalente ao caminhão anfíbio. Desenvolvido pela Yellow Truck and Coach Corp, recebeu o nome de DUKW designando (Veículo Utilitários; com Rodas; Dois eixos de hélices; 1942). O trocadilho com Duck (Pato) era inevitável.
  
O modelo tornou-se um sucesso e foram fabricadas 21247 unidades. O Brasil rescebeu 34 modelos oriundos das Forças Francesas, quando foram reformados e operaram até os anos 80. O modelo inspirou “copias” em diversos países. No Brasil foram construídos 5 CAMANF (Caminhão Anfíbio) usando-se o chassi do Ford F-7000. Não tenho como fazer um comparativo de diferenças mas acredito que ambos podem ser feitos a partir de modelos existentes no mercado.
 
Abaixo um vídeo com o caminhão Anfíbio GMC DUKW  embarcando  num Royal Navy Landing Craft – D-Day 2009 no 65 º Aniversário e ooutro com um DMC desembarcando em Armanches.

Fonte: http://www.autoclassic.com.br

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