sábado, 22 de maio de 2010

Miniatura Monza Classic

Aos apaixonados pelo modelos da Chevrolet deixo aqui uma miniatura do Monza Classic que encontrei no blog Cemodelazil. Grande trabalho eternizando mais um clássico Nacional.

Creditos: http://cemodelazil.blogspot.com

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Miniatura Passat Pointer 1,8

Aos apaixonados pelo APs deixo aqui uma miniatura que encontrei no blog Cemodelazil. Grande trabalho eternizando mais um clássico Nacional.

Creditos: http://cemodelazil.blogspot.com

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dodge Charger R/T - 1979

Um belo exemplar de uma MAQUINA LENDÁRIA. O Dodge R/T 79. Esportividade e Eegância em um carro só. Miniatura essa do mu amigo Mauro Fogo SP feita pela Clássicos Antigos Guerininet.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Conheça o "moderno" Cadillac de 1984

Os anos 1980 foram desastrosos para a Cadillac, divisão de luxo da General Motors. Por conta de sucessivas crises no petróleo, a marca acabou prejudicando sua imagem com carros e motores mal acertados, e queria recuperar o mercado que os japoneses ganhavam a cada ano com seus sedãs modernos ao gosto americano.
Em 1984 chegava ao mercado o "novo" Cadillac Eldorado, que retornava com a receita tradicional, mas com novas propostas. Após o fracasso dos motores V6, V8 diesel e também o curioso V8-6-4, que desativava dois ou quatro cilindros conforme o uso, em 1984 a GM finalmente acertou de novo com um motor V8 de alumínio small block, mas que trabalhava bem seus parcos 135 cv. O propulsor era conhecido como HT 4100, alimentado com novo sistema de injeção eletrônica "digital", novidade para a época. Mais caras eram as versões V8 4.5 litros, a 5.7 litros e também o 6 litros.
O design era o mesmo desde o final dos anos 1970 (o projeto desta geração foi lançado em 1979) em tamanho menor, mas serviu como ponto de acerto para a Cadillac, que tinha sua reputação manchada entre os consumidores de alto poder aquisitivo. O Cadillac 1984 trazia linhas retas, os cromados de sempre e o bom acabamento que já o consagrara anos atrás. Para tentar voltar aos bons tempos, a marca relançou o modelo Biarritz conversível, que teve mais de 3.000 unidades vendidas.
Por dentro ainda era confortável, mas sentia o peso dos anos. Linhas retas demais, comandos simples em comparação com outros modelos e os apliques de madeira que os americanos tanto gostam. No entanto, era moderno e seguro com seus opcionais tais como ar condicionado digital, freios a disco nas quatro rodas com mecanismo anti-travamento (ABS), piloto automático eletrônico, bancos elétricos com pré-ajuste, rádio toca fitas digital auto reverse e outros itens de conforto.
Em resumo, o Cadillac Eldorado de 1984 era um paradoxo: tentava corrigir os erros das versões antigas, se propunha ser um veículo superior diante de modelos mais simples como o Cimarrom, mas era um carro velho em termos de design. Neste cenário, a marca fincou pé entre o público mais velho e conservador, enquanto os mais jovens optavam por carros mais modernos e racionais.
Neste ano, foram mais de 100 mil unidades fabricadas, uma queda brutal ante os cerca de 200 mil veículos fabricados por ano, durante a década de 1970, mesmo nas fases mais agudas da crise do petróleo (1973, 1976 e 1978). O Cadillac também era um carro bastante caro para a época, e custava a partir de US$ 31.000,00. Hoje em dia, um carro desses em bom estado vale cerca de US$1.500, tal como este das fotos, que encontramos em Miami, Flórida.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Exposição de clássicos na Virada Cultural traz mais de 100 carros

Segundo organização, público rotativo é de mais de 7 mil pessoas.
Evento gratuito acontece no Espaço Catavento, em São Paulo. 

Mais de 7 mil pessoas já passaram pela exposição de carros antigos organizada durante a Virada Cultural, em São Paulo. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo traz, neste domingo (16), uma exposição de modelos clássicos no Parque Dom Pedro II, no pátio do estacionamento do Catavento. De acordo com a organização, mais de 100 carros participam do evento, entre eles, o Ford que pertenceu ao poeta Mario de Andrade.
A exposição é gratuita e estará aberta das 9h às 16h. Os visitantes também poderão ver de perto Fordinhos (Fords antigos de 1920 a 1929), MP Lafer, modelos da Chevrolet, Fusca, Nick (carros antigos da Dacon), viaturas antigas de órgãos oficiais e militares, entre outros.
O evento conta  ainda com um encontro do Clube das Lambretas, que traz cerca de 25 exemplares da clássica motocicleta.
Uma feira com peças para veículos antigos, camisetas, miniaturas e outros produtos referentes a automóveis clássicos, completa a atração no Catavento.
Diversos clubes de automóveis ajudam na mostra organizada pelo site Negócios Antigos, que teve o apoio da Associação dos Proprietários de Veículos Antigos do Estado de São Paulo.