sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

RECORTE E MONTE - Ford Station Wagon 1932

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e aumentando sua coleção.

Fotos Miniatura FORD STATIO WAGON 1932

Nesta sexta feira vou deixar aqui um registro do meu amigo Roloff. Trata-se de uma miniatura fantástica do Ford 32 no modelo Station Wagon.










quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Avenida Mauá - Centro de Porto Alegre

Avenida Mauá, na zona portuária no centro de Porto Alegre. Infelizmente, essa avenida está atualmente separada do cais do porto por um muro que lhe acompanha em toda a sua extensão. A praça que aqui aparece não existe mais.

 Fonte: Thread Memória - Rio Grande do Sul

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Miniatura Volkswagen SP-2 - 1972

A série SP foi uma série de carros esporte desenvolvidos pela Volkswagen do Brasil para o mercado interno, de 1972 a 1976; o nome supostamente é um acrônimo para São Paulo

O SP, nome final do carro, foi construído na plataforma da Variant, oferecido com o mesmo motor boxer de 1600cc, versão chamada de SP1, ou com um motor 1700cc, chamado de SP2. Este último desenvolvia 75cv, 160Km/h e fazia 10 km com um litro, e foi a versão que prevaleceu no mercado.
Quando o carro foi apresentado, rapidamente atraiu a atenção da mídia especializada. Possuía um interior requintado, um acabamento de alto nível e muitas outras melhorias em relação a linha VW a ar da época (superior inclusive ao outro "esportivo" da Volkswagen na época, o Karmann Ghia TC).

O SP1 logo saiu de linha, já na época do lançamento. Com sua baixa performance (apenas 65 cv em um motor 1600), ele não agradou.
Esse problema viria assombrar o SP2 também. Na verdade, uma piada maldosa da época dizia que a sigla "SP" significava "Sem Potência".[1]

Logo ficou claro que o carro, apesar de seu notável design, não conseguiria derrotar o Puma na performance. Embora eles usassem um motor similar, o Puma era feito em fibra de vidro, muito muito mais leve do que o aço empregado no SP2. Isso, evidentemente, refletiu-se nas vendas, assim como o próprio anacronismo do motor à ar na época. O preço do carro, empurrado para cima devido à produção em pequena escala, também não ajudava (pelo preço do carro se comprava dois Fuscas 1300 na época).[2] Assim, o carro saiu de linha em 1976.

Com um total de 10.207 unidades fabricadas (670 deles exportados para a Europa), o carro agora é valorizado como um item de colecionador e os preços de um exemplar bem preservado podem ser bem altos.




Sete dicas para evitar carros atingidos por enchente

Foto
Nesta época do ano são comuns os temporais, que alagam as ruas e atingem os carros estacionados em regiões mais baixas da cidade. Muitos desses veículos são recuperados e depois voltam ao mercado, onde são vendidos para outras pessoas.

O engenheiro mecânico Denis Marum, diretor da Chevy Auto Center, dá algumas dicas sobre como identificar um automóvel que ficou submerso na água ou foi  atingido gravemente por enchentes.  “É fácil detectar os sinais para não ser enganado. Em caso de dúvida, o consumidor deve procurar um mecânico de confiança antes de fechar negócio”, explica.

O que checar no veículo:

1) Comece verificando o manual do proprietário. Se o livreto não estiver todo enrugado por causa da umidade, veja se o manual possui o mesmo número do chassi do veículo (compare com o número que está gravado nos vidros).

2) Verifique se há mau cheiro na cabine ou manchas no carpete, semelhante ao que ocorre em tapetes de casa de praia, que fica fechada por muito tempo.

3) Retire o estepe do porta malas e verifique se o macaco está enferrujado ou com sinais de lama no compartimento.

4) Cheque os trilhos dos bancos dianteiros e veja se há sinais de ferrugem.

5) Ligue o painel de instrumentos e certifique-se de que todas as luzes e mostradores estão funcionando.

6) Abra a caixa plástica de fusíveis e relês no compartimento do motor. Procure por sinais de ferrugem nos conectores metálicos.

7) Verifique o aspecto dos óleos de motor e do câmbio. Caso estejam com a cor esbranquiçada, procure outro carro.
 
Fonte: Carsale

Porto Alegre na década de 30 - 40

Aqui vão algumas fotos antigas de cidades do Rio Grande do Sul. São fotos coletadas a partir de links do panoramio no Google Earth. As fotos têm autoria desconhecida, mas foram postadas no panoramio por GeoReporter.

Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre. Graças a Deus, cinco construções que aqui aparecem resistiram ao tempo e continuam em pé: (1) Portão do Cais do Porto, (2) Secretaria da Fazenda, (3) Museu de Arte do Rio Grande do Sul (4) Memorial do Rio Grande do Sul e (5) Santander Cultural. Originalmente, o prédio do MARGS serviu como a Alfândega de Porto Alegre, daí o nome da praça em frente; o Memorial do Rio Grande do Sul serviu como agência dos Correios e Telégrafos; e o Santander Cultural, como Banco da Província.

 Fonte: Thread Memória - Rio Grande do Sul

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Ferry Boat para a Ilha Barnabé

Foto bastante rara, mostra o serviço de "ferry-boat" existente na década de 50 entre o Porto de Santos e a ilha Barnabé, Para o transporte de composições ferroviárias e caminhões que transportavam combustíveis. Hoje a ilha é acessada pela Ponte ferroviária existente no local. Foto enviada por Alberto del Bianco, que informa tratar-se de foto obtida em uma publicação de 1950 "Estrada de Ferro Santos a Jundiai -  trens ao encontro de navios",  publicada pelo "O Observador Econômico e Financeiro" de abril de 1950. Clique aqui e veja a foto integral, que apresenta também o rebocador que puxava essa espécie de balsa, ou "batelão".

Fonte: oocities.org

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Os Carros dos Simpsons

Jeep Wagoneer

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

AMC Gremlin



The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

Volkswagen-Golf-1 сabriolet (Rabbit)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1967 Pontiac-firebird

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

Camper

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1995 Toyota Camry

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1964 Ford Mustang

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

Chevrolet Advanced Design

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1997 Lincoln Navigator

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1500 Dodge Ram

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1976 Cadillac Eldorado

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

Mini Cooper

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1970 Plymouth Road Runner

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1964 Cadillac

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

Volvo-960

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1965 Ford Galaxie 500

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

Monster truck

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

’70 Volkswagen Beetle convertible

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1978 Lincoln Town Car

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1989 Cadillac Hearse

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)

1935 Mersedes 770 К

The Cars of The Simpsons (43 pics)

The Cars of The Simpsons (43 pics)