quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Protótipo Interlagos II atualmente

Protótipo Interlagos II.
É exatamente o carro do post anterior, que aparecia nas fotos logo depois de ter "nascido", reaparece agora em fotos feitas nesse último feriado, há três dias! E igualzinho como há 44 anos atrás!

Após a absorção da Willys Overlando do Brasil pela Ford, o protótipo do Interlagos II foi para a concessionária Lara Campos, no ABC paulista, onde ficou por muitos anos parado! Vale dizer que é uma grande sorte que essa unidade tenha sobrevivido, já que a rotina era (e ainda é) a destruição dos protótipos pelas próprias fábricas.
Atualmente o protótipo do Interlagos II encontra-se restaurado e integrando uma importante coleção de automóveis em Recife-PE; e que pode ser vista em http://www.oldcarsclub.com.br/showroom.htm .
Quem me enviou essas fotos foi o seu proprietário, o Antonio Carvalho Lira, que o retirou da garagem e fez essas fotos (05/09/10) especialmente para compor essa postagem aqui no AntigosVerdeAmarelo.

Essa unidade é formidável, e dá muita alegria vê-lo preservado e idêntico quatro décadas depois das fotos apresentadas ontem.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Protótipo Interlagos II OKm

Fotos raras de um automóvel único, fruto de um período romântico da indústria automobilística brasileira.
A Willys Overland do Brasil foi uma grande fabricante brasileira, povoou o Brasil com os Jeep's (em algumas variações de modelo), coloridas Rural, Pick-up's Jeep, Dauphine e Gordini, os automóveis Aero-Willys, o luxuoso Itamaraty e até mesmo uma limosine: o Willys Itamaraty Executivo. Isso ainda sem falar da participação da WOB nas pistas.

A Willys também colocou no mercado brasileiro o primeiro esportivo produzido aqui, o Interlagos, em 1962. E aí é que chegamos no carro da foto.
Esse carro é um protótipo desenvolvido pelo "Departamento de Carro Esporte" da Willys Overland do Brasil em 1966, que situava-se na Av. Nações Unidas, em Santo Amaro-SP . A proposta era de dar continuidade ao Interlagos com uma cara mais moderna para a época.

A ideia foi de fazer a mudança para que fosse aprovada pela Diretoria e assim, que o projeto fosse continuado. Acontece que também estava sendo desenvolvido o "Projeto M" em parceria com a Renault francesa e logo depois a WOB foi absorvida pela Ford, que utilizou este projeto, resultando no Ford Corcel 1968 . Essa é a história do "Interlagos II" dentro da Willys.
O automóvel utilizado como base para o projeto foi um Interlagos Berlineta A.108, porém, o chassis, carroceria externa, interna, painel de instrumentos e estofamentos foram totalmente modificados. Me admira que mesmo sendo um protótipo, esse é um carro pronto.
Nessas fotos, ele é visto recém "saído do forno", zerinho, zerinho! Como se diz: cheirando tinta!

Essas fotos são do acervo pessoal do Sr. Jesus Ybarzo Martinez, hoje com 88 anos de idade, e que trabalhou no Departamento de Carros Esporte da WOB. E elas aparecem quase 45 anos depois.

Essas imagens me foram sugeridas pela Graziela Rocha, que as recebeu do Victor Ibarzo Fechine (neto do Sr. Jesus Ybarzo). Daí, eu consegui o contato com o Victor, que colheu essas histórias do protótipo Interlagos II com o avô.
Abaixo, o cartão de apresentação do Sr. Jesus Ybarzo Martinez: um construtor do protótipo e guardião dessas imagens por mais de quatro décadas -aqui compartilhadas conosco.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cartões postais antigos

Diversos cartões postais brasileiros.
Acima, Vale do Anhangabaú, em São Paulo-SP.
Abaixo, Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro-RJ. Vitória-ES.
Abaixo, Outo Preto-MG Belém do Pará-PA.
Abaixo, Blumenau-SC. Teatro José de Alencar, em Fortaleza-CE.
Abaixo, Aracaju-SE. Ponta Grossa-PR.
Abaixo, Teresópolis-RJ Acima, cidade de Tramandaí-RS.
As duas abaixo, são cartões de concessionárias: Chevrolet Opala e Ford Gálaxie. Aqui estão cartões postais enviados pelo Dario Faria e pelo Ezio Barioni.