Pouca gente sabe, mas DKW, significa "pequena maravilha" em alemão (Das Kleine Wunder), e a sigla foi usada durante mais de 60 anos nestes carros que tinham fama de duráveis e de baixa manutenção. Na época o conjunto mecânico de três cilindros, dois tempos, e 896 cm3 de 38 cv eram inovadores e faziam muito sucesso na Europa.
A "Noite dos três cilindros" reuniu o melhor do acervo do Três Cilindros Clube de São Paulo com carros da marca DKW como o sedan Belcar, a perua Vemaguet (o primeiro automóvel fabricado no país), o moderno Fissore e jipe Candango.
A versão perua do Belcar, a Vemaguet, teve diversas representantes em perfeito estado de conservação, com destaque para a popular Caiçara, que vinha sem frisos, sem espelhos retrovisores externos e sequer um marcador de combustível.
Até a década de 1960, os taxistas davam preferência aos veículos DKW pois tinham baixa manutenção, eram econômicos e ofereciam conforto e espaço interno superiores aos seus concorrentes como o Volkswagen sedan (Fusca) e os Renault Gordini e Dauphine.
Outro carro que marcou época na linha DKW foi o jipe Candango, que recebeu este nome em homenagem aos trabalhadores que construíram a capital federal Brasília, no final dos anos 1950. O carro com tração integral e concepção militar foi lançado aqui em 1958, tinha janelas de plástico flexível, pára-brisa retrátil, carroceria "blindada" e podia enfrentar terrenos alagados com até um metro de água.
O Fissore tinha modernas linhas retas, que seriam mais evidentes como tendência no final da década de 1960, mas embora fosse uma versão moderna do DKW Belcar com tudo para dar certo, não fez sucesso. Tudo isso por conta do seu complicado processo de produção, que aumentou muito o peso do carro e comprometeu seu desempenho. Com pouco mais de duas mil unidades fabricadas entre 1964 e 1967, é um raro veículo nacional.
Apesar da chuva fina, os bem conservados modelos (a maioria tinha placa preta) atraíram o grande público ao sambódromo para mostrar de forma resumida, os 11 anos da linha DKW no Brasil.
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