segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cord 810: inovações não garantiram seu sucesso

Um dos carros premiados no Encontro Paulista de Autos, realizado em Abril na cidade de Águas de Lindóia, é o Cord 810, fabricado em 1936. O carro recebeu o título "Best in Show". Conheça um pouco mais sobre este clássico dos anos 1930:
A Cord era uma fabricante norte-americana que teve vida curta no mercado. A primeira fase foi entre 1929 e 1932, e depois entre 1936 e 1937. Era uma das marcas da Auburn, também exinta, e por alguns anos ficou conhecida como uma das empresas mais inovadoras do setor automotivo com modelos aerodinâmicos e tecnologia nunca antes vista em carros de linha. O seu primeiro modelo, o L29, foi o pioneiro entre os carros com tração dianteira no mundo.
O Cord 810 marcaria o retorno triunfal da marca ao mercado, com o objetivo de combater os luxuosos e esportivos da época. Assim, o designer Gordon Buehrig foi o responsável pela harmonia aerodinâmica do modelo. Na frente, dois pára-lamas destacados nas laterais, além do estilo "streamlined" que era moda na época, e tinha inspiração nos trens de passageiros que cruzavam os Estados Unidos.
O motor escolhido era um V8 4,739 cc de 125 cv, de grande tamanho, mas baixo desempenho, algo que só melhoraria no final da década de 1940 com os modelos Rocket e os V8 de alta compressão GM e Ford. Tinha tração dianteira, transmissão semi-automática a váculo acionada por botões, inovações que só a Cord oferecia.  Diferente dos carros da época com faróis destacados, o Cord tinha faróis embutidos na carroceria, além de fendas na dianteira para ajudar na refrigeração do imenso motor.
O luxuoso modelo tinha acessórios como acionamento do motor e controle das marchas por um botão elétrico no painel, rádio, tacômetro, contra giros, marcadores de pressão do óleo, relógio e limpadores de pára-brisa com temporizador.
O anúncio do novo modelo veio em novembro de 1935, no Salão do Automóvel de Nova York, onde mais de 100 modelos foram encomendados pelo público. A Cord estimava uma produção de mil unidades por mês, porém alguns problemas mecânicos mudariam os planos da marca. O câmbio semi-automático e o motor V8 apresentaram problemas com os primeiros proprietários. Apenas 1174 unidades foram entregues, e o insucesso do Cord 810 ajudou a decretar a falência da divisão, em 1937.

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