segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ford 1932 – 14 body styles

A última edição da Good Guys Magazine estava repleta de Fords originais, mais do que no último ano inteiro. Também havia os customs e os hots, mas me aprece que essa edição quis privilegiar principalmente os Ford 32 em condição original. Acho que ultrapassamos o limite da falta de criatividade e, aí, é hora de voltar às origens, como sempre.
Falando nos 32, eu nunca encontrei na internet uma propaganda ou algo que me mostrasse claramente as opções de carroceria disponíveis para o Ford 32, do qual seguramente somos todos fãs. Só recentemente soube que eram 14 opções, de fábrica, mas sempre lamentei a falta de uma referência visual delas. Sabe como é, eu preciso ver, para crer. E depois postar no blog.
Procurei muito na internet por algo assim, sem sucesso.  Eis que, meses atrás, eu comprei pela internet o fabuloso Petersen’s Complete Ford Book, edição de 1972, e entre diversas matérias havia uma muito interessante sobre a pesquisa por trás dos inovadores distribuidores e rotores que permitiram o advento dos motores Ford flathead em 1932. Ilustrando esta matéria, uma reprodução da propaganda da Ford com todos os 14 modelos do Ford B e Ford 18 disponíveis! Como diz meu pai, a solução do problema está sempre perto dele. Eu só me dei conta da importância do achado na semana passada, e confesso que me senti com um tesouro nas mãos. Sim, por que não sei outro nome para uma peça de publicidade histórica, tão relevante e emocionante como esta. E que, diga-se, não sei onde mais encontrar por aí na internet.

Enfim, aí estão, as 14 carrocerias para 1932. Como uma coleção de carros em miniatura, agora me sinto satisfeito por ter achado meu modelo mais raro. Diga-se que algumas são na verdade variações de padrão de acabamento (de Luxe) que eu, honestamente, não sei dizer exatamente no que se diferenciam entre si. As fotos no fim talvez ajudem nesse sentido.
Perdoe a qualidade, mas a reprodução do Petersen’s já é tosca assim também. Talvez por ser uma peça realmente rara, quem saberia dizer? Não importa, o que vale é o registro, que aí está.
hrdp_0905_01_z+bob_regehr_car_collection+Você vai gostar de ler também a história do Bob Regehr, americano que têm quase todos os modelos do Ford 32, inclusive alguns não listados aqui como o raríssimo limousine Ford B-400, de uso exclusivo do serviço diplomático americano na Europa. A dica veio do Jesse, meses atrás, e só agora a matéria se tornou disponível no site da Hot Rod.
Ford Cabriolet 1932
cabriolet_1932_ford
Ford Convertible Sedan 1932
convertible_sedan_1932_ford
Ford Coupê 1932
coupe_1932_ford
Ford Coupê de Luxe 1932
coupe_deluxe_1932_ford
Ford Fordor Sedan 1932
fordor_sedan_1932_ford
Ford Fordor Sedan de Luxe 1932
fordor_sedan_deluxe_1932_ford
Ford Phaeton 1932
phaeton_1932_ford
Ford Phaeton de Luxe 1932
phaeton_deluxe_1932_ford
Ford Roadster de Luxe 1932
raodster_deluxe_1932_ford
Ford Roadster 1932
roadster_1932_ford
Ford Sport Coupê 1932
sport_coupe_1932_ford
Ford Tudor Sedan 1932
tudor_sedan_1932_ford
Ford Tudor Sedan de Luxe 1932
tudor_sedan_deluxe_1932_ford
Ford Victoria 1932
victoria_1932_ford
Para ilustrar este post, que eu já quero escrever há algum tempo, algumas fotos de alto nível de alguns modelos do Ford 1932, que servem para mostrar a qualidade de construção deste automóvel, a beleza de suas linhas e o tamanho da minha admiração por este que foi um dos mais lindos automóveis jamais fabricados.

0 comentários:

Postar um comentário