História do VW 1600
O VW 1600 Sedan, famoso "Zé-do-Caixão" foi uma tentativa de modernizar e dar 4 portas a plataforma do Fusca e rivalizar com o Ford Corcel, seu motor era o mesmo refrigerado a ar, 1600cm3 e 58 hp, era como uma evolução do Type 3 alemão (que possuia 2 portas). O VW fez mais sucesso para os taxistas do que para o público em geral, que continuavam comprando o Fusca.
Em 1971 ganhou novos faróis duplos, semelhantes aos que os DKW usavam em 1967. Mas o carro foi descontinuado neste mesmo ano.
O Apelido Zé do Caixão foi por causa de seu formato retilíneo e pelas 4 maçanetas que pareciam alças de caixão, ele também chegou a ser apelidado de "saboneteira".
O VW 1600 ou popularmente "Zé do Caixão" é o primeiro dos vários lançamentos deste mês, que inclui o resto da família....
Acredito que ele entraria no segmento abaixo do Jetta, no lugar do Polo Sedan, talvez, o nome não estaria de acordo, poderia ser até VW1800 de acordo com o motor, ou um nome próprio, mas por enquanto fica 1600 mesmo pela nostalgia. A frente lembra levemente alguns modelos da Audi, mas para deixar mais semelhante ao 1600, eliminei a grade superior, deixando o logo no capô e o pisca invadiria a lateral. Cromados predominam na lateral.
A traseira não está muito moderna, nem é o estilo VW atual, apenas tentei deixá-la semelhante a do modelo original, não quis deixá-lo um mini Jetta.
As linhas retas das laterais foram essenciais para torná-lo mais semelhante ao antigo Zé do Caixão, não sei se seria viável um estilo desse atualmente, pois releituras tem seu preço, a garotada pode não curtir mas os tiozões e taxistas vão adorar, rs.
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