quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fiat mostra no Salão de SP versão esportiva do Uno e o Bravo brasileiro

Hatch médio finalmente é apresentado, mas não tem data para estrear. Marca italiana revela ainda o protótipo do Uno conversível e o FCC III.

A Fiat, líder de vendas no Brasil, é uma das marcas que mais novidades traz para o Salão do Automóvel de SP, que abriu para a imprensa nesta segunda-feira (25). Entre os 30 modelos no estande da marca os destaques são a versão Sporting do Uno e o novo hatch médio Bravo, que já havia sido anunciado, mas só agora - três anos após a estreia na Europa - foi apresentado no Brasil pela marca. Como de praxe, a líder do mercado nacional destaca também os protótipos e traz na edição 2010 do Salão o FCC III ou Fiat Mio e dois conceitos do Uno: um mais verde (Ecology) e outro conversível (Cabrio).
Salão do Automóvel de SP 
Fiat mostra Uno conversível no Salão do Automóvel de SP (Foto: Daigo Oliva/G1)

Uno Sporting
Para aquecer ainda mais as vendas do novo compacto, seis meses após o lançamento da nova geração, a Fiat aposta agora em uma versão esportiva. O Sporting sai de fábrica com motor 1.4 Evo, faróis de máscara negra, aerofólio em preto, spoiler no para-choque dianteiro e traseiro, faixas e minissaias laterais, ponteira dupla do escapamento, rodas de 15 polegadas e lanternas traseiras com acabamento fumê.
Na cabine, a versão é diferenciada pelo quadro de instrumentos com novo grafismo na cor laranja e iluminação em vermelho e bancos com a inscrição “Sporting”. De série, foram incorporados computador de bordo, volante em couro e um sistema automático do limpador de para-brisa que aciona o vidro traseiro quando o dianteiro está funcionando ou se a marcha à ré for engatada.

A nova opção também recebeu alterações mecânicas para fazer jus ao nome. A suspensão foi rebaixada 20 mm, as molas ficaram mais rígidas e os amortecedores foram recalibrados para absorver melhor as irregularidades do solo e não prejudicar o conforto dos ocupantes. A novidade está disponível em três cores exclusivas (amarelo, vermelho e laranja) e, assim como as demais configurações, conta com kits de personalização.
Uno conversível
Enquanto o Uno duas portas não aparece, a marca italiana vai além e mostra uma versão conceitual conversível do compacto (Cabrio) que teve toda a estrutura reforçada por causa da ausência do teto.
Os para-choques também mudaram para acompanhar o ar esportivo dos modelos conversíveis: o traseiro foi redesenhado e o dianteiro traz enormes entradas de ar e um spoiler. A tecnologia também marca presença com a utilização de LED`s nas lanternas traseiras e o brake-light, posicionado na parte posterior dos encostos de cabeça.
Em alusão aos modelos clássicos esportivos, o interior conta com pedaleiras e um extintor de incêndio cromado, volante de três raios, pomo do câmbio com haste metálica e os bancos em formato concha com cinto de segurança de quatro pontos. Dos modelos de competição, a versão incorpora ainda no painel um leitor de pressão do turbo, dois relógios para marcação da pressão do óleo e do combustível.

Fiat Bravo
Apesar de aparecer no salão, o Bravo faz apenas uma pré-apresentação, como a própria marca define. Por enquanto, a Fiat apenas divulga que o novo hatch médio, que com o tempo deve aposentar o Stilo, será oferecido nas versões 1.4 16V Turbo e E.TorQ 1.8 16V Flex e, que traz o conceito Downsizing (motor menor, mas com a mesma potência) que hoje equipa os Fiat Punto e Linea. Sem definir datas de estreia do modelo no país, a Fiat diz que seu lançamento será em breve.
FCC IIIMais uma vez a Fiat inova com seus carros conceitos, a começar pela o FCC III, que nesta edição também ficou conhecido por Fiat Mio. Desta vez, quem ditou as tendências do carro do futuro foram internautas de todo o mundo com a supervisão do Polo de Desenvolvimento da marca em Minas Gerais.
O briefing era um veículo urbano, compacto, econômico que para isso deveria usar energia limpa e materiais ecológicos. O resultado foi um carro com linhas futuristas, mas com design mais livre, limpo e funcional, com destaque para a grande área envidraçada e vidros que controlam a incidência de luz.
O Fiat Mio traz ainda as rodas cobertas por grandes calotas para melhorar a aerodinâmica. Já a cabine foi inspirada em um lounge, com bancos que parecem um sofá e todas as funções reunidas no volante para facilitar a vida a bordo. Por falar em facilitar a vida, o carrinho tem apenas 2,50 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,53 m de altura.

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