quarta-feira, 7 de abril de 2010

O arrojado e esportivo Passat TS

Passat TS
Depois do sucesso do Dodge Dart, Charger R/T, Esplanada GTX, Chevrolet Opala cupê e Ford Maverick GT, o mercado nacional não tinha um modelo de baixa cilindrada com acabamento esportivo, até que o Passat mudou essa realidade. Derivado do Audi 80, o modelo chegou em 1974 como primeiro carro refrigerado a água (motor 1,5 litro de 65 cv) da família Volkswagen nacional, e seu sucesso não demorou a acontecer.
Passat TS
Em 1976 a marca alemã entrava no segmento de esportivos "leves" com o Passat Touring Sport, ou simplesmente TS. Com faixas esportivas, os quatro faróis redondos na dianteira, painel com relógios e bancos anatômicos, a versão virou sonho de consumo entre os mais jovens.
Passat TS
O interior do carro era muito diferente do que havia disponível entre os pretensamente esportivos como o velho fastback TL, derivado da linha a ar. O Passat TS tinha um imenso volante cromado com furos, conta-giros, manômetro, voltímetro e um relógio.  
Passat TS
Os bancos eram bem aconchegantes com encosto de cabeça, e a única coisa que não soava esportiva eram os apliques de madeira que imitavam Jacarandá. Com tudo isso, era um esportivo "de verdade", mas sem os exageros dos modelos de alta cilindrada. Em resumo o Passat deixava seus concorrentes como o Dodge 1800 e o Opala 2500 comendo poeira, com vitalidade, tecnologia e economia.  
Passat TS
O motor do Passat TS era o 1,6 litro de 80 cv, que acelerava de 0-100 Km/h em 14 segundos, e chegava a velocidade máxima de 160 Km/h. O carburador era um Solex duplo e progressivo, importado da Alemanha que mantinha a média de consumo em 12 Km/litro. O escapamento era formado por duplo coletor que se unia em uma só peça a partir do meio do carro. Tudo isso somado aos atributos da Mac Pherson na dianteira, suspensão traseira de eixo de torção, e o motor a água de moderna concepção, fizeram o carro deslanchar nas vendas.
Passat TS
Em 1978 a dianteira ficou mais simples e moderna, no entanto apagou um pouco o toque de esportividade do modelo TS. O painel foi modernizado e o volante diminuiu de tamanho.
Passat TS
Ao longo do tempo, os acessórios do Passat TS foram reproduzidos por inúmeros fabricantes de acessórios que customizavam seus carros. Teto solar, som potente com tocas fitas auto-reverse, polainas retráteis e consoles extras eram os mais pedidos. Também tinham os kits "TS" com adesivos, consoles e relógios para modificar uma versão L, LS ou Surf, que eram mais simples.
Passat TS
A linha TS foi produzida até 1983, quando o motor 1,6 litro foi uniformizado para toda a linha e o esportivo já não tinha muita razão de ser. Além do mais, era preciso mudar o Passat para acompanhar seus concorrentes como o Chevrolet Monza, mais potente e com câmbio de cinco marchas. Algum tempo depois chegariam GTS e GTS Pointer, com a mesma proposta esportiva. Encontrar um Passat em bom estado é muito difícil, ainda mais se for um legítimo esportivo nacional como o Touring Sport que foi o sonho sobre rodas de uma geração inteira.
Passat TS
 

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