sexta-feira, 16 de abril de 2010

Encontro em Águas de Lindóia acontece neste final de semana

Entre os dias 17 e 21 de abril de 2010, a cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo, sediará o 15º Encontro Paulista de Autos Antigos, o maior evento do antigomobilismo do país, que este ano espera receber 350 mil visitantes para ver os 600 veículos expostos na praça central.
O Encontro Paulista de Autos é uma espécie de Oasis para quem gosta de veículos clássicos. Além da exposição dos carros impecáveis na área central, o evento reúne mais de 200 veículos em um show room, e mais de 200 expositores de peças novas e usadas e acessórios, o chamado "Mercado de Pulgas", para garimpagem de itens raros.
A exposição de carros compreende desde os primeiros modelos fabricados pela Benz, até os Marmon, De Soto, Studebaker e marcas já extintas, anteriores à década de 1950. Também abrange esportivos como Porsche, Mercedes Benz, Jaguar e outros lendários, como os ingleses MG.
Quem gosta de modelos nacionais irá ver de perto Chevrolet Opala, Ford Galaxie, toda a linha Volkswagen e importados como Camaro, Mustang, Pontiac, entre outros. Utilitários como os jipe Willys e o Veraneio, as lendárias picapes Marta Rocha e os velhos Ford também têm presença confirmada.
A exposição também destina espaço para os modelos tunados de época, que todos os anos surpreendem os visitantes com soluções incríveis de pintura, carroceria e personalização criativa e única.
Veículos grandes, como ônibus e caminhões restaurados de época, fazem muito sucesso entre adultos e crianças. Alguns, inclusive, costumam exibir o ronco vigoroso de seus motores ou ficam abertos para a visitação.
 
Até modelos militares, tradicionais neste evento, têm destaque com seus veículos modificados e adaptados para uso bélico, além de cenários como acampamentos e campos de guerra, para simular a utilidade destes carros de alta patente.
 
O ponto positivo do evento é a organização, coordenada pelo casal Nilson e Edenise Carratu, antigomobilistas de carteirinha e idealizadores do encontro. Todos os anos, os carros mais bonitos são avaliados por um comitê de colecionadores e especialistas, que levam em conta o estado de conservação, originalidade, qualidade do trabalho de restauração em todos os seus detalhes. No último dia do evento, ocorre a cerimônia de premiação, com a participação de autoridades da cidade.
 
Os veículos são divididos sempre por marca, e classificados conforme o ano de fabricação, o que facilita a visita dos milhares de antigomobilistas, que lotam as ruas e o comércio da cidade durante os dias da festa. Além disso, a praça Adhemar de Barros tem uma grande praça de alimentação, além do comércio local, beneficiado pelo fluxo de turistas.
 
Aliás, apesar da entrada franca, é preciso ter paciência para ver de perto as raridades em Águas de Lindóia. O evento cresceu tanto nos últimos anos que é difícil encontrar lugar para estacionar o carro (seja ele antigo ou novo) e circular pelas alamedas montadas na praça, para a exposição dos carros.
 
Ainda assim, o encontro reúne raridades e é considerado o maior evento do antigomobilismo brasileiro; tanto pelo grande público que atrai, quanto pelas raridades que ficarão expostas para delírio dos fãs.

0 comentários:

Postar um comentário