segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Volkswagen Karmann Ghia – Um Curvilíneo Pós-Guerra


Um Volkswagen Karmann Ghia conversível vermelho
O Volkswagen Karmann Ghia é um automóvel esporte que foi fabricado pela Karmann, desenhado pela Ghia, e vendido pela Volkswagen.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, no começo dos anos 50 a Volkswagen apenas fabricava o Fusca e a Kombi, carros muito típicos do pós guerra, pois eram resistentes, pouco luxuosos e baratos, entretanto o mundo já começará a se recuperar da guerra, e a demanda por automóveis luxuosos estava aumentando, e assim nasceu o projeto do Karmann Ghia.
No inicio o projeto que a Karmann apresentou não agradava muito os executivos da Volkswagen, mas para não perder um cliente de grande importância, a Karmann foi atrás de ajuda em um estúdio italiano de design, chamado de Ghia.
Depois de uma adaptação do desenho anterior do carro, a Ghia fez um protótipo em cima de um chassis de Fusca. Esse protótipo foi levado para a Alemanha, onde foi apresentado para o presidente da Volkswagen, que estava preocupado com o possível calor do carro, porém a persuasão de Wilhelm Karmann e a necessidade de atender as demandas de mercado garantiram a aceitação do projeto.
Todavia o automóvel ainda não tinha nenhum nome definido, era apenas conhecido pelo código “Typ 14″. Depois de cogitar alguns nomes italianos, o nome Volkswagen Karmann Ghia foi escolhido, porque demonstrava a excentricidade do carro e a participação das várias empresas em seu projeto.
E em 1955 o primeiro Karmann Ghia fabricado em Osnabrück, Alemanha. A reação do público ao esportivo foi muito boa, com uma consequência de mais de 10 mil carros vendidos no primeiro ano, surpreendendo até a própria Volkswagen.
Aproximadamente 450 mil Karmann Ghia foram foram produzidos, entre os anos de 1955 e 1974.

0 comentários:

Postar um comentário