quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dave “Big” Deal: 1938 – 2008

mater-1
Com tanta coisa legal para publicar aqui, eu deixei de fazer alguma referência ao trabalho do Dave Allan Deal, mais conhecido como Dave “Big” Deal. Infelizmente ele faleceu em 14 de outubro de 2008, por isso, minha homenagem a este gênio vai ser póstuma.
camaro1
Big Deal, ao lado do Trosley e mais uma meia dúzias de feras no desenho (como Shawn Kerry, Joe Borer e o Steve Austin), foram os maiores cartunistas de automóveis e hot rods de todos os tempos. Ainda garoto eu tive contato privilegiado com o trabalho deles, que por sua vez me marcou muito, e desde então eu tento, sem sucesso, desenhar como eles. Coitado de mim. Pelo menos admiro, o que já é alguma coisa.
82scat84
Essa turma da pesada do CARtoon esteve envolvida também com o projeto da saudosa e finada revista CARtoons, da qual eu já publiquei alguma coisa aqui no blog e tenho ainda alguns exemplares, em papel e em arquivo. Um dia publico mais sobre ela.
ctfeb75-vi
Mas, afinal, o que fez do trabalho do Big Deal algo tão extraordinario assim? Bom, uma breve nota biográfica do David “Big” Deal poderia se resumir a dizer que o filme Carros, da Disney Pixar, é o que é graças ao traço, consultoria e assistência dele. Você sabia? Pois é, mas podemos dizer ainda mais.
006-10
scan0017scan0019scan0020scan0021
dave_big_dealPor mais de 40 anos seu traço esteve presente em diversas publicações americanas, entre elas a Hot Rod Magazine e Car Craft. O trabalho dele sempre foi autoral, forte e característico, mesmo quando desenhava para a publicidade em anúncios da Cragar, Texaco, Edelbrock e afins. Seu traço deu força à cultura popular do automóvel. Nos anos 70, seu traço forte lhe conseguiu um acordo inédito com a Revell, para produzir uma série de kits com mais de 20 carros chamados Deal’s Wheels, hoje disputadíssimos por colecionadores. Veja as fotos abaixo e diga: são o máximo, não são? E os traços, não lhe são familiares?
jr-van-right-front57d1-vifunster6-vi
Mais recentemente, como dito, o diretor ganhador de um Oscar John Lasseter chamou Deal para desenhar os primeiros esboços do que viria ser o filme Carros da Pixar. Os carros do filme, que você e eu tanto gostamos, são assim por influência dos traços dele. Poucos dias antes de morrer, Deal entregou à Pixar mais alguns personagens para a continuação do filme, Carros 2. Eu li que ele inclusive fez uma workshop na Pixar, onde desenhou uma romã (!) e rapidamente a transformou em um Porsche 911. Foi ovacionado, de pé, por todos os presentes no lotado auditório da Pixar.
lizzie-1
Automóveis são um forte componente da cultura popular ocidental e presente em nossa imaginação de forma rica e variada. São símbolos construídos a partir de várias referências. Na minha cabeça, os automóveis se parecem muito com os do traço do Dave “Big” Deal. Que ele descanse em paz.
Para quem quiser ver mais trabalhos dele, o site do Big Deal é este aqui.
Para desenhos de todos os seus Wheels,  a página é esta aqui. Ainda dá para comprar, mas sem autógrafo agora.
Para uma retrospectiva de todo o seu trabalho, dê uma olhada neste link.
luigi-1
Abaixo, Big Deal recebe um fã, em casa. Ele é o da esquerda, camisa preta e a foto é do ano passado. Repare no estúdio de trabalho dele, nos Revell na prateleira e no Ford na garagem.
dscn32801dave_big_deal_workdscn3283dscn3277
E para terminar, mais algumas fotos dos Deal’s Wheels da Revel. Se ele tivesse recebido 1 dólar por cada imitação de seu traço teria morrido rico, mas isso não é a vocação do verdadeiro artista, não é mesmo?
funny1gomaddeals4

0 comentários:

Postar um comentário