Uma história de 100 anos se compõe de
muitas páginas. Por isso, enumerar apenas 15 modelos entre os mais de
200 já lançados pela Chevrolet desde a fundação da fabricante
norte-americana, no dia 3 de novembro de 1911, é uma tarefa árdua. Desde
o pioneiro Series C Classic Six – que entrou para a história como
Chevrolet Model C, numa alusão ao rival Ford Model T – ao elétrico
futurista Volt, a marca da gravata dourada demarcou seu lugar na cultura
do século XX. Modelos consolidados na cultura popular, como Corvette ou
Camaro, estão aí para testemunhar o impacto que a Chevrolet alcançou em
seu primeiro século de vida.
1. Chevrolet Royal Mail Roadster 1914
No fim de 1913 – apenas dois anos depois de sua fundação –, a Chevrolet introduziu o Royal Mail Roadster, que reunia os conceitos defendidos pela marca novata: era um veículo atraente, confiável e moderno. O modelo utilizava um motor de quatro cilindros e 2.8 litros. O preço partia dos US$ 750, incluindo de série itens até então disponibilizados pelas outras fabricantes apenas como opcionais: o para-brisas e o velocímetro. Apesar de ter surgido nos primórdios da Chevrolet, o Royal Mail Roadster já ostentava o famoso emblema da gravata dourada.
1. Chevrolet Royal Mail Roadster 1914
No fim de 1913 – apenas dois anos depois de sua fundação –, a Chevrolet introduziu o Royal Mail Roadster, que reunia os conceitos defendidos pela marca novata: era um veículo atraente, confiável e moderno. O modelo utilizava um motor de quatro cilindros e 2.8 litros. O preço partia dos US$ 750, incluindo de série itens até então disponibilizados pelas outras fabricantes apenas como opcionais: o para-brisas e o velocímetro. Apesar de ter surgido nos primórdios da Chevrolet, o Royal Mail Roadster já ostentava o famoso emblema da gravata dourada.
2. Chevrolet Suburban 1936
Este simpático modelo, considero por muitos o avô dos utilitários esportivos, foi o carro produzido de maneira contínua por mais tempo em toda a história da indústria automobilística: 76 anos. A primeira geração chegou ao mercado no final de 1935 e se destacou pela capacidade de levar oito pessoas. Graças a sua robustez – o Suburban foi construído em uma plataforma de caminhão –, o modelo também ficou conhecido pela agilidade em enfrentar terrenos íngremes e pela utilidade como veículo de carga.
3. Chevrolet Pickup 1948
A Pickup de 1948 foi o primeiro veículo entre todas as marcas da General Motors a ter sido desenhado logo após a Segunda Guerra Mundial. O estilo estético batizado de Advance Design foi recebido com entusiasmo pelos consumidores da época e acabou se tornando um verdadeiro símbolo da sociedade norte-americana. A Pickup lançada no final da década de 40 oferecia espaço interior para três passageiros e foi adotada por muitas famílias como veículo de trabalho. O motor foi derivado de propulsores produzidos durante o confronto bélico que movimentou o mundo naquela época.
Este simpático modelo, considero por muitos o avô dos utilitários esportivos, foi o carro produzido de maneira contínua por mais tempo em toda a história da indústria automobilística: 76 anos. A primeira geração chegou ao mercado no final de 1935 e se destacou pela capacidade de levar oito pessoas. Graças a sua robustez – o Suburban foi construído em uma plataforma de caminhão –, o modelo também ficou conhecido pela agilidade em enfrentar terrenos íngremes e pela utilidade como veículo de carga.
3. Chevrolet Pickup 1948
A Pickup de 1948 foi o primeiro veículo entre todas as marcas da General Motors a ter sido desenhado logo após a Segunda Guerra Mundial. O estilo estético batizado de Advance Design foi recebido com entusiasmo pelos consumidores da época e acabou se tornando um verdadeiro símbolo da sociedade norte-americana. A Pickup lançada no final da década de 40 oferecia espaço interior para três passageiros e foi adotada por muitas famílias como veículo de trabalho. O motor foi derivado de propulsores produzidos durante o confronto bélico que movimentou o mundo naquela época.
4. Chevrolet Corvette 1953
Em 1952, Harley Earl chefiava o departamento de design da GM e estimulou um pequeno grupo de designers a criar um esportivo utilizando a então inovadora técnica de fabricação com fibra de vidro. O resultado também determinou a criação de um ícone do universo automotivo norte-americano: o Corvette. O modelo de estreia utilizava um propulsor de seis cilindros em linha não muito poderoso, mas o estilo único do carro o salvou do fiasco e do esquecimento. Em 1955, um engenheiro vindo da Rússia, chamado Zira Arkus-Duntov, propôs a incorporação de um V8 Small Block. Um ano depois, o Corvette passou a ser vendido com um motor de oito cilindros, tornando-se um mito da esportividade sobre rodas dos Estados Unidos.
5. Chevrolet Bel Air Sport Coupé 1955
O Bel Air de 1955 é um dos lançamentos mais exitosos nos 100 anos da Chevrolet. As dimensões grandes e as linhas arredondadas contribuíram para tornar a marca mais apetecível para os consumidores jovens. A pintura em duas cores e a carroceria baixa também se tornaram características bastante apreciadas entre os norte-americanos. Além disso, o motor V8 Small Block se propunha a cuidar do desempenho e contribuir para que todos os parâmetros do charmoso cupê caíssem nas graças do público.
6. Chevrolet Impala 1963
Um dos favoritos entre os admiradores dos hot rods, o Impala Hard Top Sport Coupé de 1969 com suas linhas atraentes e aparência de conversível cativou os consumidores de forma imediata. Um dos elementos visuais característicos deste modelo são as lanternas triplas redondas emolduradas na traseira pontiaguda. A gama de motores era extensa, partindo de um V6, passando pelo V8 Small Block de 4.6 ou 5.3 litros, para culminar em um V8 Big Block de 6.7 litros, com potência de estrondosos 425 cv. Este propulsor se tornou tão célebre que a banda norte-americana Beach Boys chegou a mencioná-lo em uma de suas canções.
7. Chevrolet Corvette Sting Ray Split-Window Coupe 1963
Também em 1963, o já adorado Corvette estreou um novo modelo que enlouqueceu os fanáticos por veículos esportivos: o Sting Ray Split-Window 1963, baseado em carro de corridas desenhado por Bill Mitchel, chefe de design da GM à época. Este modelo se tornou um dos esportivos mais admirados na história da indústria norte-americana. Além do desenho empolgante que acabou se tornando um ícone a nível mundial, o Sting Ray trouxe a suspensão traseira independente e um poderoso V8 Small Block com injeção de combustível.
8. Chevrolet Corvair 1965
Nascido como resposta aos veículos econômicos de montadoras europeias, como o Volkswagen Fusca, ou ainda aos norte-americanos de marcas como Rambler ou NASH, o Corvair acabou se tornando um Chevrolet atípico, já que era o único carro compacto do país com motor boxer de seis cilindros refrigerado a ar e 2.3 litros montado no eixo posterior. A segunda geração manteve a “exótica” disposição mecânica, mas melhorou a organização do conjunto, eliminando a coluna B.
9. Chevrolet Camaro 1969
A segunda geração do muscle car da Chevrolet chegou em 1969 e o redesenhado Camaro apresentava um novo estilo capaz de atrair de forma instantânea. As linhas do modelo de 1969 acabaram sintetizando a essência do modelo, tanto que serviram de inspiração para o renascido Camaro de 2010, famoso por personificar o robô Bumblebee nos filmes da série Transformers. Para exemplificar a importância do Camaro de 1969, o modelo foi escolhido recentemente o melhor Chevrolet de todos os tempos, na votação proposta pela própria marca durante a comemoração de seu centenário.
10. Chevrolet El Camino SS 1970
A picape El Camino foi introduzida originalmente no mercado norte-americano em 1959, como resposta à Ford Ranchero. Em 1964, o modelo foi completamente redesenhado, incorporando influências do Chevelle. E no início da década seguinte, a terceira geração, lançada em 1968, ganhou uma variante Super Sport que ainda habita o imaginário dos aficionados por velocidade nos EUA. A Chevrolet El Camino SS de 1970 trouxe a referência dos muscle cars para o segmento das picapes. Era equipada com um monstruoso V8 de 6.5 litros, mas alguns seletos modelos foram dotados do bestial V8 de 7.4 litros, capaz de entregar 450 cv de potência.
11. Chevrolet Chevelle SS 1970
Em 1970, a GM decidiu, pela primeira vez, equipar seus carros médios com motores maiores que 6.5 litros. Como resultado desta opção, o Chevelle SS daquele ano estreava o motor de maior volume da história da Chevrolet: o LS-6 V8 Big Block de 7.4 litros, dando origem ao Super Sport mais icônico de todos os tempos, graças a seus 450 cv de potência, que propiciavam cumprir o 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.
12. Chevrolet Monte Carlo SS 1984
Em 1983, a quarta geração do luxuoso cupê Monte Carlo ganhou uma versão SS, após 12 anos de ausência da sigla neste modelo. O Monte Carlo SS logo se tornou sucesso de vendas, mas oferecia um discreto V8 de 5.0 litros com apenas 190 cv de potência, que em nada se comparava aos poderosos V8 do início dos anos 1970. Apesar disso, o modelo merece figurar nesta galeria por ter se tornando um dos poucos carros dignos de culto na obscura década de 1980 na indústria norte-americana.
13. Chevrolet Corvette ZR-1 2008
Simplesmente o Corvette mais poderoso já fabricado, este modelo utiliza o V8 de código LS9 supercharged com 6.2 litros e 638 cv de potência. Trata-se de um superesportivo tão extremo quanto criações da Ferrari, Porsche ou Lamborghini. Mas o Corvette ZR-1 de 2008 não se limita a empolgar pela propulsão. O carro também ostenta tecnologias como a suspensão magnética adaptativa, construção com peças de fibra de carbono e um sistema de freios de carbono-cerâmica tão eficaz que só é superado pelos equipados no recordista Bugatti Veyron.
14. Chevrolet Camaro 2010
Sendo praticamente uma cópia exata do conceito que surpreendeu o público no Salão de Detroit de 2006, a quinta geração do Camaro é, por sua vez, uma releitura exitosa do clássico de 1969. O modelo protagonizou a série de filmes Transformers, tornando-se um ícone dos novos tempos e trazendo à tona toda a mítica por traz da grife Camaro. Consciente de que se trata de seu modelo mais carismático da atualidade, a Chevrolet revelou recentemente uma versão conversível e também o poderoso ZL1, que traz um V8 de 6.2 litros com 580 cv de potência.
15. Chevrolet Volt 2011
Se o Camaro propõe um retorno nostálgico a seus tempos áureos, o Volt está totalmente apontado para o futuro. Ao propor um veículo elétrico que não se tornasse escravo da autonomia limitada da tecnologia existente atualmente, a Chevrolet criou um ícone que representa fielmente o espírito de seu centenário: inovação. Graças a um gerador movido a gasolina, o Volt consegue alcançar uma autonomia estendida de até 600 km, isso com a bateria de 16 kw totalmente carregada e tanque cheio. Ao propor uma solução para os problemas de eficiência energética enfrentados pela indústria automobilística, a Chevrolet demonstra que tem fôlego de sobra para mais 100 anos. Em um Volt ou um Camaro.
Também em 1963, o já adorado Corvette estreou um novo modelo que enlouqueceu os fanáticos por veículos esportivos: o Sting Ray Split-Window 1963, baseado em carro de corridas desenhado por Bill Mitchel, chefe de design da GM à época. Este modelo se tornou um dos esportivos mais admirados na história da indústria norte-americana. Além do desenho empolgante que acabou se tornando um ícone a nível mundial, o Sting Ray trouxe a suspensão traseira independente e um poderoso V8 Small Block com injeção de combustível.
8. Chevrolet Corvair 1965
Nascido como resposta aos veículos econômicos de montadoras europeias, como o Volkswagen Fusca, ou ainda aos norte-americanos de marcas como Rambler ou NASH, o Corvair acabou se tornando um Chevrolet atípico, já que era o único carro compacto do país com motor boxer de seis cilindros refrigerado a ar e 2.3 litros montado no eixo posterior. A segunda geração manteve a “exótica” disposição mecânica, mas melhorou a organização do conjunto, eliminando a coluna B.
9. Chevrolet Camaro 1969
A segunda geração do muscle car da Chevrolet chegou em 1969 e o redesenhado Camaro apresentava um novo estilo capaz de atrair de forma instantânea. As linhas do modelo de 1969 acabaram sintetizando a essência do modelo, tanto que serviram de inspiração para o renascido Camaro de 2010, famoso por personificar o robô Bumblebee nos filmes da série Transformers. Para exemplificar a importância do Camaro de 1969, o modelo foi escolhido recentemente o melhor Chevrolet de todos os tempos, na votação proposta pela própria marca durante a comemoração de seu centenário.
10. Chevrolet El Camino SS 1970
A picape El Camino foi introduzida originalmente no mercado norte-americano em 1959, como resposta à Ford Ranchero. Em 1964, o modelo foi completamente redesenhado, incorporando influências do Chevelle. E no início da década seguinte, a terceira geração, lançada em 1968, ganhou uma variante Super Sport que ainda habita o imaginário dos aficionados por velocidade nos EUA. A Chevrolet El Camino SS de 1970 trouxe a referência dos muscle cars para o segmento das picapes. Era equipada com um monstruoso V8 de 6.5 litros, mas alguns seletos modelos foram dotados do bestial V8 de 7.4 litros, capaz de entregar 450 cv de potência.
11. Chevrolet Chevelle SS 1970
Em 1970, a GM decidiu, pela primeira vez, equipar seus carros médios com motores maiores que 6.5 litros. Como resultado desta opção, o Chevelle SS daquele ano estreava o motor de maior volume da história da Chevrolet: o LS-6 V8 Big Block de 7.4 litros, dando origem ao Super Sport mais icônico de todos os tempos, graças a seus 450 cv de potência, que propiciavam cumprir o 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.
12. Chevrolet Monte Carlo SS 1984
Em 1983, a quarta geração do luxuoso cupê Monte Carlo ganhou uma versão SS, após 12 anos de ausência da sigla neste modelo. O Monte Carlo SS logo se tornou sucesso de vendas, mas oferecia um discreto V8 de 5.0 litros com apenas 190 cv de potência, que em nada se comparava aos poderosos V8 do início dos anos 1970. Apesar disso, o modelo merece figurar nesta galeria por ter se tornando um dos poucos carros dignos de culto na obscura década de 1980 na indústria norte-americana.
13. Chevrolet Corvette ZR-1 2008
Simplesmente o Corvette mais poderoso já fabricado, este modelo utiliza o V8 de código LS9 supercharged com 6.2 litros e 638 cv de potência. Trata-se de um superesportivo tão extremo quanto criações da Ferrari, Porsche ou Lamborghini. Mas o Corvette ZR-1 de 2008 não se limita a empolgar pela propulsão. O carro também ostenta tecnologias como a suspensão magnética adaptativa, construção com peças de fibra de carbono e um sistema de freios de carbono-cerâmica tão eficaz que só é superado pelos equipados no recordista Bugatti Veyron.
14. Chevrolet Camaro 2010
Sendo praticamente uma cópia exata do conceito que surpreendeu o público no Salão de Detroit de 2006, a quinta geração do Camaro é, por sua vez, uma releitura exitosa do clássico de 1969. O modelo protagonizou a série de filmes Transformers, tornando-se um ícone dos novos tempos e trazendo à tona toda a mítica por traz da grife Camaro. Consciente de que se trata de seu modelo mais carismático da atualidade, a Chevrolet revelou recentemente uma versão conversível e também o poderoso ZL1, que traz um V8 de 6.2 litros com 580 cv de potência.
15. Chevrolet Volt 2011
Se o Camaro propõe um retorno nostálgico a seus tempos áureos, o Volt está totalmente apontado para o futuro. Ao propor um veículo elétrico que não se tornasse escravo da autonomia limitada da tecnologia existente atualmente, a Chevrolet criou um ícone que representa fielmente o espírito de seu centenário: inovação. Graças a um gerador movido a gasolina, o Volt consegue alcançar uma autonomia estendida de até 600 km, isso com a bateria de 16 kw totalmente carregada e tanque cheio. Ao propor uma solução para os problemas de eficiência energética enfrentados pela indústria automobilística, a Chevrolet demonstra que tem fôlego de sobra para mais 100 anos. Em um Volt ou um Camaro.
Fonte: Motordream
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