terça-feira, 2 de agosto de 2011

O absurdo Ford Galaxie 7 Litre - 1966



Faz cerca de um ano e cinco meses desde que comprei o meu Opala. Ao longo desse período, foram feitas bastante melhorias mecânicas e estéticas, tudo, é claro, proporcionalmente e dentro do meu modesto orçamento de ex-jornalista atuando fora de sua área para sobreviver. Vai parecer deploravelmente óbvio o que vou dizer a seguir, mas a limitação financeira é o maior inimigo de quem tem um carro antigo e uma série de outras despesas, normalmente mais importantes, para administrar.
Mas o que seria o ideal para os amantes de antigomobilismo? Ser milionário? Ter seu próprio galpão onde armazena e restaura todos os veículos de sua extensa coleção? Lá ter o maquinário e uma equipe qualificada para até, se preciso, fabricar aquela peça inteira que você só acharia depois de 3 anos de muito garimpo em um celeiro no interior de Goiás?
Pois é, tudo aquilo que você imaginou fazer, caso ganhasse na Mega Sena, o apresentador Jay Leno já faz há um bom tempo. Além de sua atividade como entrevistador de um já tradicional talk show na NBC, Jay tem como Hobby, a restauração e coleção de carros e outros veículos a motor.
A fama do principal passatempo do comediante se desenvolveu de tal forma que o transformou em uma espécie de “formador de opinião” entre os fãs de carro nos EUA. Não é raro ver montadores levando seus principais lançamentos para a Garagem de Jay, para saber qual sua impressão sobre o carro.
Toda essa infraestrutura ajudou a restaurar um carro marcante da adolescência de Jay, o Ford Galaxie 1966 “7 Litre” (7 Litros). Você não leu errado, em meados da década de 60 era possível ir até uma concessionária Ford nos EUA e pedir um carro 7.0! Em um artigo na Popular Mechanics, Jay descreve com muito bom humor a sua relação com o Galaxie de seu pai. A tradução, foi postada aqui no PC há algum tempo.
Os projetos de restauração que envolvem Jay Leno são conhecidos pela sua obsessão por um visual que transmita toda a originalidade do veículo, mesmo que tecnologia do século XXI esteja embarcada. No Galaxie não foi diferente.
A começar pelo manejo do carro. No que acompanhei em seu site, Jay optou por uma dirigibilidade de veículo moderno, para isso, o pessoal da Hotchkis, confeccionou um conjunto de suspensão dianteiro e traseiro especialmente para o  Galaxie do apresentador. Foi a estréia da empresa no mundo Ford, até então, especializada em Chevys e Mopars. Outro aspecto que não foi ignorado foram os freios. Os originais Ford, a disco na frente e tambor atrás, foram todos substituídos por discos de 13″ da Wilwood, feitos sob medida.
O motor original teve sua capacidade aumentada de 7 para 8.3 litros e a cavalaria de pouco mais de 300 para mais de 600 hp. Toda a engenharia da unidade de força foi feita pela Roush, preparadora especializada na linha Ford.
E o melhor de tudo, pelo menos para o Jay Leno, é que cada uma dessas melhorias devem ter sido feitas sem custo nenhum. Empresas como Hotchiks, Wilwood e Roush enxergam no hobby do apresentador uma ótima oportunidade para mostrar e divulgar seus produtos, enquanto que ele vê uma excelente chance de deixar a gente com inveja. É provável que toda a restauração, ou boa parte dela, tenha sido feita só nesse esquema de permuta.
Bom, se alguma oficina quisesse dar um talento no meu carburador para meu modesto Opala passar na inspeção veicular paulista, divulgaria aqui com gosto e ficaria mais do que satisfeito. Enquanto isso não acontece, continuo sonhando com a Mega Sena, Carros Antigos, Galpões e etc.

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