segunda-feira, 20 de junho de 2011

Primeiras impressões: Fiat Strada Sporting

Para conquistar os consumidores jovens que levam em conta mais a aparência que o conteúdo, a Fiat oferece desde o fim do ano passado a picape Strada na versão Sporting. Com preço sugerido de R$ 46,6 mil, a configuração "apimentada" do comercial leve líder de vendas no país entrega parte da esportividade que seu sobrenome sugere. Chega a ser "divertida" ao volante, graças ao conjunto mecânico formado pelo motor 1.8 16V E.TorQ Flex, a transmissão manual de cinco velocidades e suspensão.
strada sporting (Foto: Marcelo Monegato/G1)
Strada Sporting é equipada com motor 1.8 16V E.TorQ Flex (Foto: Marcelo Monegato/G1)
Com 132 cavalos de potência, a 5.250 rpm, e torque de 18,9 mkgf, a 4.500 rpm, quando abastecida com álcool, a Strada Sporting tem fôlego para boas acelerações e retomadas. O bloco conversa bem com o câmbio manual de cinco velocidades, que ganhou nova relação do diferencial, mas apresenta engates pouco precisos. A Fiat acertou ao não adotar da caixa automatizada Dualogic, de troca morosas, incômodas e que não agradam aos que buscam uma tocada mais abusada.
strada sporting (Foto: Leo Aragao)
Menos conforto
O acerto da suspensão, no entanto, é o que faz da Sporting uma picape mais interessante em termos de manobrabilidade. As molas e os amortecedores foram recalibrados, tornando-se mais firmes. Tal ajuste transmite maior sensação de segurança nas curvas, já que a carroceria inclina pouco – muito menos que a versão Adventure, por exemplo. Destacam-se as rodas de liga leve de 16 polegadas exclusivas, ‘calçadas’ com pneus 185/55 R16.
Em contrapartida, os buracos das ruas e avenidas de São Paulo são mais sentidos. Mas, para a proposta do veículo, diminuir o conforto para elevar o prazer ao volante é uma troca justa.
strada sporting (Foto: Marcelo Monegato/G1)
Strada Sporting parte de R$ 46,6 mil (Foto: Marcelo Monegato/G1)
Visual
O design da Strada Sportng também agrada e chama a atenção nas ruas. Avaliada pelo G1 na cor vermelho Modena, a picape se destaca pelas molduras nas caixas de rodas e saias laterais, que conferem maior robustez. O conjunto óptico dianteiro tem máscaras escurecidas e os espelhos retrovisores externos trazem capa cinza. Na traseira, a lanterna falsa que invade a tampa – assim como em todas as outras versões do comercial leve – é o ponto fraco do visual.
Internamente, a Sporting se diferencia das demais pelos cintos de segurança vermelhos (de gosto duvidoso) e iluminação diferenciada do painel de instrumentos. O volante de empunhadura simples – poderia ter uma pegada mais esportiva – é revestido em couro e traz costuras vermelhas, assim como a manopla do câmbio. Os bancos têm revestimento diferenciado das demais versões. As peças plásticas apresentam pequenas rebarbas; os encaixes, porém, são ok.
strada sporting (Foto: Divulgação)
Acabamento Strada Sporting traz costuras vermelhas (Foto: Divulgação)
A Strada Sporting oferece de série ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos, trava elétrica, volante com regulagem de altura (falta profundidade), janela traseira corrediça, protetor de caçamba, entre outros. Como opcionais, a Fiat oferece para o modelo teto solar elétrico (R$ 841), capota marítima (R$ 684) e kit HSD (airbag duplo frontal + freios com ABS – R$ 2.419). Completo, o modelo pode sair por mais de R$ 53.051, apenas R$ 3.500 menos do que a Ford Ranger.
strada sporting (Foto: Divulgação)
Painel da Strada Sporting (Foto: Divulgação)
Espaço
A picape é oferecida somente com cabine estendida, decisão acertada da Fiat, já que quem põe esportividade em primeiro lugar não está muito preocupado em carregar bagagem na caçamba. Mesmo assim, a picape tem capacidade para 800 litros.
A posição de dirigir é naturalmente elevada, mas falta ajuste de altura do banco do motorista, assim como de profundidade da coluna de direção – itens que proporcionam maior facilidade em encontrar a melhor posição de condução.
Apesar de agradar, a Strada Sporting, já começa a mostrar os sinais da idade. Os ‘irmãos’ Palio e Siena devem mudar entre o fim deste ano e início de 2012. Quem sabe a Strada também não aproveita a carona para uma repaginada, mantendo uma versão "apimentada".


Fonte: http://g1.globo.com/carros

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