
Essa rodovia foi autorizada em lei em 4 de janeiro de 1929 pelo presidente de São Paulo Júlio Prestes, foi iniciada em 1939 pelo interventor Adhemar Pereira de Barros e por ele concluída, quando governador do estado, em 1949.

Durante o período do Estado Novo, sob o governo do então presidente da República Getúlio Vargas, o projeto de construção de custos altíssimos levou o governo a considerar a obra desnecessária. Inaugurada em 1947 e a pista sul em 1953, a rodovia foi considerada uma obra-prima da engenharia
brasileira da época, dada a arrojada transposição da Serra do Mar por meio de sistemas funiculares. Em 1969, uma decisão do governo do estado de São Paulo concedia à Dersa, empresa estatal, o direito de explorar o uso da rodovia. Em 1972 são instalados os primeiros pedágios, ainda no trecho de São Bernardo do Campo. Em 29 de maio de 1998 a rodovia foi privatizada pelo então governador Mário Covas juntamente com a Rodovia dos Imigrantes através de uma licitação em que a empresa Ecovias, formada por um consórcio de empresas privadas, recebeu a concessão por um período de 20 anos para a operação e manutenção de todo o Sistema Anchieta-Imigrantes.

Segundo dados da Dersa, de 1972 a 1998, quase 105 milhões de veículos passaram por seus pedágios.
Na primeira imagem, aparece o imponente Lincoln K Willoughtby Touring 1938 V12 que pertencia ao Governo do Estado de São Paulo e foi utilizado por Adhemar de Barros e até pelo Presidente Getúlio.
Na segunda imagem, dois bonitos Chevrolet 1940, seguidos por um Ford 1936, Chevrolet 1937, Ford 1940 e diversos ônibus montados pela GM no Brasil.

Fonte: Clássicos Antigos Guerininet
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