quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FNMs JK OKm

O FNM JK é um dos carros nacionais mais difíceis de se colecionar. Primeiro pela relativa baixa produção anual, direcionada apenas a um público super seleto. Segundo por ser um carro bastante complexo, oque colaborou para o seu desaparecimento durante a sua fase de "carro usado", aliado ao fato de que a Fábrica Nacional de Motores logo deixou os JK órfãos de peças para reposição. Não bastasse esses fatores, as unidades que merecerem restauração hoje ainda terão outra dificuldade maior que a absoluta ausência de peças: a quase absoluta ausência de referências do padrão original utilizado pela própria fábrica! Daí mais uma vez a importância das imagens antigas, que também são raras.

Acima, foto de um FNM JK OKm durante a inauguração da cidade de Brasília-DF. A unidade que aparece junto a Álvaro Varanda (na foto colhida no blog 'Baixando a Bota' do Henrique Baleiro) mostra certamente uma das primeiríssimas unidades montadas no Brasil, pois ainda traz alguns ítens do modelo italiano, como o suporte de placas.

Na foto abaixo, um visitante do Salão do Automóvel de 1961 faz pose ao volante de outro JK, mostrando o painel e a configuração da tepeçaria.

Outro detalhe super interessante que limita a restauração de um JK é a medida correta dos pneus, pois a roda é aro 15... e meio! Isso tudo faz do modelo um grande desafio e, obriga-nos a respeitar as poucas unidades sobreviventes mantendo o mais elevado nível de originalidade.

0 comentários:

Postar um comentário