segunda-feira, 19 de julho de 2010

Encontro nos EUA reúne carros antigos com visual radical

Amelia Island, nos Estados Unidos, foi palco de um encontro de carros antigos diferentes. Um verdadeiro desfile de conceitos prontos para decolar.
Entre as atrações estavam o Leyat Hélica 1919, uma invenção francesa com 91 anos de idade, que usa uma hélice enorme para rodar. O Firebird II, de 1956, tem motor a jato. As grades alimentam a turbina movida a gás.
A frente é simples, mas a traseira não economiza nos adereços. O carro tem asas nas laterais e até uma cauda. A cabine imita os caças da década de 50 e é protegida pela bolha de vidros.
O Buick Le Sabre, com visual de avião, é um dos carros-conceito mais ousados dos anos 50.

O capô comprido e a grade redonda imitam o primeiro jato de combate da Força Aérea dos Estados Unidos, o F-86 Sabre

O Di Dia 150, do ano de 1960, ganhou como enfeites asas enormes e até turbinas. Tem ainda alavancas do ar condicionado gigantes bem no meio do painel.

Criado por um estilista norte-americano, o carro custou na época quase R$ 3 milhões. Assim como outros conceitos, o Di Dia é uma extravagância que virou raridade e entrou para a história.

Veja abaixo outros carros-conceito em exibição:
Numa 
época em que a maioria dos carros era conversível, o 
Cadillac M Coupé de 1906 foi um dos primeiros carros fechados.  Ele é 
considerado o avô dos carros-conceito.
Numa época em que a maioria dos carros era conversível, o Cadillac M Coupé de 1906 foi um dos primeiros carros fechados. Ele é considerado o avô dos carros-conceito. (Foto: Auto Esporte)

Criado em 1932, o Hispano Suiza J-12 Type Bis 1933 era na 
época a melhor definição de luxo sobre rodas. Feito para passar dos 160 
Km/h é  equipado com um V12, de 11.3 litros e 223 cavalos.
Criado em 1932, o Hispano Suiza J-12 Type Bis 1933 era na época a melhor definição de luxo sobre rodas. Feito para passar dos 160 Km/h é equipado com um V12, de 11.3 litros e 223 cavalos. (Foto: Auto Esporte)
O Horch 853 Phaeton 1938 é um dos três carros feitos para o 
ministro  da aeronáutica de Hitler. Esse foi último que sobrou e foi  
encontrado no  celeiro no Estado da Virgínia, nos EUA.
O Horch 853 Phaeton 1938 é um dos três carros feitos para o ministro da aeronáutica de Hitler. Esse foi último que sobrou e foi encontrado no celeiro no Estado da Virgínia, nos EUA. (Foto: Auto Esporte)
Idealizado em 1940, o Divan só saiu do papel depois da II  
Guerra Mundial. Apresentado como o “carro do futuro”,  ele chegava aos 
120 km/h e fazia dos 20 km/l
Idealizado em 1940, o Divan só saiu do papel depois da II Guerra Mundial. Apresentado como o “carro do futuro”, ele chegava aos 120 km/h e fazia 20 km/l (Foto: Auto Esporte)
O Chalmers 18 Six 1913 foi um modelo de transição, que marcou
 a chegada de uma nova era de veículos. Ele usa partida a  ar 
comprimido, apesar de já possuir gerador elétrico.
O Chalmers 18 Six 1913 foi um modelo de transição, que marcou a chegada de uma nova era de veículos. Ele usa partida a ar comprimido, apesar de já possuir gerador elétrico. (Foto: Auto Esporte)

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