terça-feira, 19 de outubro de 2010

Agência Chevrolet X Agência Ford de Marília-SP

Vejam que cena bonita: três Chevrolet frente a uma "agência" na cidade de Marília-SP.

A data da foto é 193... Acho que é 1930, logo após a quebra da bolsa de Nova Iorque (EUA, 1929) e seria então um ano duro, com graves reflexos para a economia daquele Brasil rural. Como já comentei diversas vezes aqui no blog, as agências de automóveis pipocaram Brasil a fora durante os anos vinte e já na década de trinta haviam sumido. Esse é um importante capítulo da história automobilística brasileira, que vamos contando aqui...

Na foto acima, está um Chevrolet Ramona, OKm; um caminhão Chevrolet OKm no centro e um Chevrolet Cabeça de Cavalo à direita - esse já está emplacado, deve ser de 1928. Bastante interessante os apelidos, né? Ramona e Cabeça de Cavalo. Faltou o Pavão.

Nas fotos abaixo, ainda na cidade de Marília-SP, um comparativo entre marcas! Chevrolet versus Ford! Os dois valentes caminhões 1929 são "torpedo", pois eram vendidos apenas o conjunto do chassis mais mecânica com a frente. A cabine e a carroceria ficava sob responsabilidade do comprador, que deveria fazê-lo da maneira que melhor entendesse.

Repare que na tora abaixo está escrito "Agência Ford Marília"... Fantástico.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mércury Woodie ambulância


As Woodies norte-americanas são veículos muito bem cotadas como ítens de coleção. Elas trazem consigo uma aura das praias californianas, com surfistas, etc e tal...
Vejamos essa foto de um acidente na cidade de Volta Redonda-RJ enviada pelo Eustáquio Geraldo Nardini: além dos caminhões Dodge e Intenacional (mais ao fundo) aparece uma Mércury Woodie 1946/1948, que talvez seja a causadora da trombada.
A própria raridade do veículo já é causa de admiração. Ainda mais sendo usada na função de ambulância! Mas o mais intrigante é o tamanho dessa Woodie! Notem que ela é mais comprida que um Mércury de passeio e também das outras Woodies "comuns". Ela tem três portas em sua lateral.
O desenho da estrutura em madeira me parece idêntica às outras cobiçadas woodies norte-americanas... E então, seria essa ambulância uma grande raridade?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

RECORTE E MONTE - VW Fusca - 1969

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e montando sua coleção.

Cortesia de sp-papelmodelismo, disponibilizamos um Fusca 1969

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Caminhões trabalhando : Dodge , GMC , F-8 , Boca de Sapo

Caminhões trabalhadores que muito ajudaram no progresso desse brasilsão.

Essas fotos foram enviadas pelo Ito Bir, especial apreciados dos FNM, embora aqui eles não apareçam. São no Paraná.
Na primeira foto, um caminhão Dodge (1952?) com carroceria tanque, no meio um GMC 1951 e um Ford F-8 1951 também tanque. Interessante notar a personalização dos caminhões, muito comum na época: pintura nos parachoques, mastros, suporte de placa, pata, buzina no teto da cabine...

A foto abaixo é muito bonita: é um Ford F-8 1949 com carroceria tanque, também conhecido por pipa. Acima, mais um F-8, mas 1951. Vejam à esquerda da foto, aparece apenas o fucinho de um raríssimo caminhão Nash! Muito provavelmente, esse caminhão foi montado pela Nash no Brasil - Varam Motores .

Abaixo, grande movimentação em Rolândia-PR.

Acima, destaque ao furgão Austin e às bombas de gasolina.Fotos bastante nostálgicas de uma categoria que mudou muito. Quem viveu, sente saudade.
Ainda carrego a impressão de que os caminhões perdem na preferência dos colecionadores de antigos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Revista de Automóveis

Material impresso não é o foco principal do AntigosVerdeAmarelo (pois aqui reinam as imagens particulares de família, regionais, aquelas que jamais seriam vistas), muito embora eu seja um enorme apreciador -óbvio, né?- de revistas antigas, publicidades de época, manuais de carros e tudo mais.

Mas eu não poderia deixar de compartilhar com vocês essas magníficas capas da "Revista de Automóveis".
A Revista de Automóveis nasceu na primeira metade da década de cinquenta e, foi a pioneira em seu formato: revista grande, exclusiva de automóveis e com essas capas belíssimas, que marcaram toda a sua trajetória até o começo dos anos sessenta.
Infelizmente, a única página colorida é a capa, mas isso é mais que o normal para a época. O conteúdo é bastante diverso, muita coisa "enlatada" do exterior... mas pudera, a indústria automobilística nacional estava ainda em fase de implantação! Nos textos, vê-se como o automóvel era um ítem utópico e distante da realidade.
Essa pioneira revista ocupou um importante nicho no coração dos automobilistas brasileiros daquela época.
Vale dizer que um dos jornalistas era o José Luiz Vieira que, algumas décadas depois é reconhecido como um dos (ou "o") maior jornalista automotivo do Brasil. Também vou denunciar aqui que havia um garoto que a cada edição dessa revista, sonhava com os automóveis. Hoje, Ele tem Fords, Chevrolets, Buicks, Cadillacs e Pontiacs em seu próprio Museu, o .
Embora não exista nenhuma relação direta da Revista de Automóveis com a revista Quatro Rodas (lançada em 1960), me parece muito claro que estão no mesmo contexto. Inclusive a "RA" trazia uma coluna chamada "Brasil em 4 rodas".
Esses três exemplares da Revista; com Oldsmobile, Karmann-Ghia e Chrysler Imperial; me foram doados pelo Reinaldo Sigwald, que julgou que eu seria um bom "guardador" dessas preciosidades. Obrigado, Reinaldo.