terça-feira, 19 de outubro de 2010

Agência Chevrolet X Agência Ford de Marília-SP

Vejam que cena bonita: três Chevrolet frente a uma "agência" na cidade de Marília-SP.

A data da foto é 193... Acho que é 1930, logo após a quebra da bolsa de Nova Iorque (EUA, 1929) e seria então um ano duro, com graves reflexos para a economia daquele Brasil rural. Como já comentei diversas vezes aqui no blog, as agências de automóveis pipocaram Brasil a fora durante os anos vinte e já na década de trinta haviam sumido. Esse é um importante capítulo da história automobilística brasileira, que vamos contando aqui...

Na foto acima, está um Chevrolet Ramona, OKm; um caminhão Chevrolet OKm no centro e um Chevrolet Cabeça de Cavalo à direita - esse já está emplacado, deve ser de 1928. Bastante interessante os apelidos, né? Ramona e Cabeça de Cavalo. Faltou o Pavão.

Nas fotos abaixo, ainda na cidade de Marília-SP, um comparativo entre marcas! Chevrolet versus Ford! Os dois valentes caminhões 1929 são "torpedo", pois eram vendidos apenas o conjunto do chassis mais mecânica com a frente. A cabine e a carroceria ficava sob responsabilidade do comprador, que deveria fazê-lo da maneira que melhor entendesse.

Repare que na tora abaixo está escrito "Agência Ford Marília"... Fantástico.

0 comentários:

Postar um comentário