quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Cadillac

Fundação

Fundada em 1902 como Cadillac Automobile Company, foi comprada pela General Motors e trinta anos depois já havia se tornado símbolo do alto padrão de luxo. Cadillac tornou-se pioneira em diversas tecnologias automotivas como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas. Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico, dedicando a eles 100% de sua capacidade produtiva. No ano de 1924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Nesta década a montadora inova mais uma vez ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927. No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para CADILLAC, a Fisher e a Fleetwood, o que contribuiu bastante para o aprimoramento da linha de automóveis da marca. Na verdade os métodos de precisão criados por Leland, associados ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta criou uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Um outro fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca foi o fato dela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante. A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis CADILLAC nas “Avant Premiére” de seus filmes acabaram emprestando a marca muito do “Glamour” da Hollywood desses anos. Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados.

Linha do Tempo

1949
  • Lançamento do CADILLAC DE VILLE, um sedan de porte grande típico americano com dimensões superiores a cinco metros de comprimento, quase dois metros de largura e com peso médio de quase duas toneladas. O nome DeVille foi usado em vários modelos de luxo da CADILLAC. Em 1996 a montadora parou de produzir o modelo semelhante ao DeVille, o Fleetwood transformando-o assim no principal modelo da linhagem. O nome DeVille foi substituído por DTS (DeVille Touring Sedan) para o novo modelo do ano 2006.
1953
  • Lançamento do CADILLAC ELDORADO, vendido por US$ 7.750 (em valores atualizados equivaleria a US$ 55.000), sendo o carro mais caro a venda nos Estados Unidos na época. Com sua produção restrita, e seu preço, teve apenas 532 unidades fabricadas, uma das quais usada pelo presidente Dwight Eisenhower no dia de sua posse. Nas décadas seguintes modelos adotaram o nome ELDORADO e passaram a ser produzidos regularmente.
1976
  • Lançamento do CADILLAC SEVILLE, um sedan luxuoso que se tornou um verdadeiro sucesso. O modelo foi re-introduzido em 1975 e fabricado até 2004. Era o menor automóvel produzido pela montadora.
1999
  • Lançamento do CADILLAC ESCALADE, um utilitário esportivo de porte grande, estando disponíveis em dois modelos, o XLR e o SRX. É um dos modelos de maior sucesso da marca nos Estados Unidos. A linha conta ainda com o modelo ESV (maior e mais luxuoso) e a EXT (versão cabine dupla).
  • Uma limusine do modelo DE VILLE com alta tecnologia é introduzida e estreada pelo presidente norte-americano George Bush.
2004
  • Lançamento CADILLAC CTS, um sedan de luxo de médio-grande porte esportivo. O novo modelo vinha equipado com motor V6 3.2 de 220 cavalos.
  • Lançamento CADILLAC SRX, um utilitário esportivo de porte médio-grande disponível em duas versões: motor 3.6-V6 (260 cv) e motor 4.6-V8 (315 cv).
  • Lançamento CADILLAC XLR, um roadster conversível de dois lugares com linhas modernas e agressivas, equipado com motor V8 de 4,6 litros e 315 cv. O requinte e o luxo continuam sendo marcas registradas da CADILLAC com o uso de madeira nobre e detalhes cromados no interior do conversível.


Fonte: Clássicos antigos Guerininet

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