sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RECORTE E MONTE - Mitsubishi Pajero 2010

O Mitsubishi Pajero, também é conhecido como Montero em Espanha e na América do Norte e Shogun no Reino Unido.

O Pajero é o TT topo de gama da Mitsubishi, abaixo dele existem outros Pajero’s como o Pajero Sport, Pajero Pinin, Pajero mini e Pajero Júnior.

E é actualmente o melhor TT de competição já com 12 vitórias no Dakar nas quais 7 são consecutivas.

A palavra Pajero, têm vários significados nos países latinos americanos, sua expressão comercial vêm de Paja, a definição mais certa é a Argentina:

Nos anos 40, na Argentina, criaram veículos que circulavam ou eram usados no campo sobre as pajas ou pasto seco. Então popularmente tiveram a idéia de dar o nome de rastrojero, que é o mesmo que rastrojo, sinónimo de paja (andar sobre pasto seco). Assim a Mitsubishi, resolveu adoptar esse nome, pois na verdade significa andar em qualquer terreno. Já que o significado da expressão andar sobre palha é o mesmo que andar em terrenos irregulares e/ou macio , que provoca muita derrapagem.

Daí a razão de usarem o sistema 4x4 para reforçar ainda mais a estabilidade do veículo em determinados tipos de terrenos.

A primeira geração foi mostrada em Tokyo, em Outubro de 1981 e foi lançado em 1982. No inicio só existia o Pajero de três portas com várias motorizações, tinham um motor de 2000 litros, um 2300 litros a diesel e um turbo diesel também 2300 litros.

Na segunda geração a Mitsubishi vendeu cerca de 3000 Pajero’s em 1989 e em 1990. Entretanto chegava o momento de desenhar uma nova carroçaria. Chega com um corpo novo e esta disponível agora com quatro versões diferentes, o simples, o Canvas Top, o longo e o longo com o tejadilho semi-elevado.

A terceira geração Pajero bateu o mercado doméstico japonês em 1999. O Pajero foi completamente redesenhado, mais baixo e mais largo. Os motor que o equipava era um 2.5 e um 3.2DI-D ambos a Diesel e contou também com o famoso 3.5V6 a gasolina Em 2003 sofreu restyling, tendo já a nova grelha da Mitsubishi, as motorizações, mantêm á mesma o 3.2DI-D e o motor a gasolina sobe para um 4.0 V8.

A quarta geração foi mostrada no salão de Paris em 30 de Setembro de 2006. Tendo a carroçaria que o de 2001, mas desta vez foi todo remodelado. O interior também foi todo Os motores foram promovidos com os 3.2 DI-D e o 3.8 V6 que ganham o sincronismo variável da válvula de MIVEC. Ambos os motores encontram-se com padrões do EuroIV. O 3.0 V6 são exclusivos para o mercado japonês.



Fonte: Clássicos Antigos Guerininet

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