quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vw - e o Adler 2.5 Autobahn

06/01/2011

Durante o primeiro ano da apresentação do Vw no ano de 1938 foram fabricados 44 veículos e denominados VW38, no ano seguinte foram 50 veículos com a denominação VW50, neste período eles circularam pelas principais cidades alemãs para promover e divulgar o pequeno sedãn,nesta foto na principal avenida de Berlim em 1939 e atrás se vê o Porta de Brandenburgo que iniciou a construção em1789 e na extremidade direita da foto se vê estacionado um Adler 2.5 Autobahn
O modelo Adler 2.5 cabriolet foi uma realização da Karmann, este modelo ao melhor estilo saia e blusa, sua pintura bi-color lhe confere elegância e classe com um toque de requinte e bom gosto ao clássico modelo alemão.
Acima o modelo Adler 2.5 do ano de fabricação de 1939 que pertence a Família Mararazzo, a posição dos faróis dianteiros remete a figura de um besouro...
E as pequenas lanternas traseiras são oriundas do Vw 1956 e este também possuía a janela traseira "split window", algo em comum com o Vw de época...
O desenho acima determina o formato "streanline" do Adler 2.5, e isto lhe permitia chegar aos 125 Km/hora e manter uma velocidade constante de 110 km/hora nas rápidas estradas Autobahn alemãs que já não tinham limites de velocidades na década de 30.
A empresa Adler: águia em alemão e conforme mostra o logotipo, foi fundada por Heinrich Kleyer 1880 na cidade de Frankfurt e iniciou fabricando bicicletas, e passando para maquinas de escrever,motorcicletas e automóveis...
Após o término da Segunda Guerra a Adler ainda permaneceu produzindo motorcicletas, e depois foi transferida para as marcas inglesas BSA e Ariel. A parte de equipamentos de escritório passou para Triumph em 1957 para a Grundig e acabando nas mãos da Olivett, e se distanciando definitivamente de seu passado automobilistico com veículos com conceitos a frente de seu tempo...
Fotos: arquivo pessoal, Odair Ferraz, divulgação Internet.


Fonte: http://fuscaclassic.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário