quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Protótipo Interlagos II OKm

Fotos raras de um automóvel único, fruto de um período romântico da indústria automobilística brasileira.
A Willys Overland do Brasil foi uma grande fabricante brasileira, povoou o Brasil com os Jeep's (em algumas variações de modelo), coloridas Rural, Pick-up's Jeep, Dauphine e Gordini, os automóveis Aero-Willys, o luxuoso Itamaraty e até mesmo uma limosine: o Willys Itamaraty Executivo. Isso ainda sem falar da participação da WOB nas pistas.

A Willys também colocou no mercado brasileiro o primeiro esportivo produzido aqui, o Interlagos, em 1962. E aí é que chegamos no carro da foto.
Esse carro é um protótipo desenvolvido pelo "Departamento de Carro Esporte" da Willys Overland do Brasil em 1966, que situava-se na Av. Nações Unidas, em Santo Amaro-SP . A proposta era de dar continuidade ao Interlagos com uma cara mais moderna para a época.

A ideia foi de fazer a mudança para que fosse aprovada pela Diretoria e assim, que o projeto fosse continuado. Acontece que também estava sendo desenvolvido o "Projeto M" em parceria com a Renault francesa e logo depois a WOB foi absorvida pela Ford, que utilizou este projeto, resultando no Ford Corcel 1968 . Essa é a história do "Interlagos II" dentro da Willys.
O automóvel utilizado como base para o projeto foi um Interlagos Berlineta A.108, porém, o chassis, carroceria externa, interna, painel de instrumentos e estofamentos foram totalmente modificados. Me admira que mesmo sendo um protótipo, esse é um carro pronto.
Nessas fotos, ele é visto recém "saído do forno", zerinho, zerinho! Como se diz: cheirando tinta!

Essas fotos são do acervo pessoal do Sr. Jesus Ybarzo Martinez, hoje com 88 anos de idade, e que trabalhou no Departamento de Carros Esporte da WOB. E elas aparecem quase 45 anos depois.

Essas imagens me foram sugeridas pela Graziela Rocha, que as recebeu do Victor Ibarzo Fechine (neto do Sr. Jesus Ybarzo). Daí, eu consegui o contato com o Victor, que colheu essas histórias do protótipo Interlagos II com o avô.
Abaixo, o cartão de apresentação do Sr. Jesus Ybarzo Martinez: um construtor do protótipo e guardião dessas imagens por mais de quatro décadas -aqui compartilhadas conosco.

0 comentários:

Postar um comentário