quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Concessionária Willys - Gastal S.A.

Uma concessionária de grande importância na aurora da indústria automotiva brasileira é a Gastal S.A., no Rio de Janeiro-RJ. Primeiro que, desde o início dos anos cinquenta ela foi a responsável pela importação dos Jeep's ao Brasil chegando até mesmo a colocar em prática uma linha de montagem dos componentes que chegavam em partes, no modelo de importação CKD. Segundo que, com a implantação efetiva da Willys Overland do Brasil, a Gastal S.A. também prestou sua colaboração, mas dedicou-se a partir de então a revender os produtos da WOB.

Daí aparece outro grande mérito da Gastal: ela teve o prédio mais bonito para uma concessionária! Ficava na Av. Brasil, número 2.268, e ostentava um enorme "W" junto a uma outra grande cúpula. Vejam na foto acima.
Abaixo, outro ângulo do prédio, em foto de 1956.
Na foto acima, a vitrine dos automóveis OKm escondidos atrás do grande "W". Essa foto é de 1961. Um Aero Willys ainda sem as calotas, uma Rural, uma Pick-up Jeep e um Jeep. Há uma curiosidade com o Dauphine: teto branco!? Nunca vi esse tipo de combinação, alguém explica?

Abaixo, em 1957, pilotos da "Expedição Baden Powell Jeep Willys ÁfricaEuropaAmérica" novamente frente o prédio. Reparem que lá dentro, está um lindíssimo Plymouth Fury 1957, carro do ano! Acima, pátio da oficina da concessionária Willys Overland do Brasil. Abaixo, lançamento da Pick-Up Jeep em 1960. Anos depois, foi integrada à família Ford e passou a ser denominada de "F-75". Abaixo, foto do "Jeep Universal", ainda importado e expondo sua raça.
Saindo da caixa! Oficina de montagem da Gastal, em Nova Iguaçu-RJ em 1947.
Abaixo, a 5.000 º unidade vendida. Acima, "Agência Hugo Automóveis", no início da década de cinquenta na Tijuca. Em frente, uma "Rural" ainda norte-americana. As placas anunciam: Mércury, Pontiac, Chevrolet, Dodge...
Abaixo, foto de outra loja da Gastal S.A., mais modesta que a matriz. É em Botafogo e exibe um Aero Willys.

0 comentários:

Postar um comentário