quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Concessionária Ford Guido Cé em Encantado-RS

Nas duas fotos acima, o "Estabelecimento de Guido Cé" em duas épocas.

-Na primeira foto, os "produtos" do show-room estão à mostra. Na primeira porta à direita está um Ford 1940, o mais novo e provavelmente o ano da foto! Na segunda porta, está um Ford 1937 -parece que também está sem placas. Nas outras duas portas são caminhões da Ford. A bomba de gasolina está na calçada! As placas, o letreiro e o próprio prédio sempre são de uma incrível riqueza de informações para serem admiradas.

-Já na segunda foto acima, o mesmo prédio, porém alguns anos depois. A grande diferença é o pavimento superior, antes inexistente. Os letreiros foram mudados mas a bomba de gasolina continua ali na calçada. Nota-se que o prédio anexo na parte do fundo continuou igual e o terreno lá atrás, nessa segunda imagem já é ocupado por uma construção. Ah, claro... o carro OKm que aparece enfeitando esse magnífico cenário é um Mércury 1946, o mesmo que aparece nas fotos internas do show-room.

Guido Cé era o concessionário (agente) Ford na cidade de Encantado-RS. A empresa começou como a "Logmann & Martini" em 1924 (vejam o post abaixo com o Trator Fordson ) e em 1937 transformou-se em "Cia. de Automóveis Guido Cé" e assim veio até 1998.

Abaixo, fotos do show-room da concessionária. O destaque é a "picape Ford" destinada à construção de uma woodie. A venda do chassis dessa forma era bastante comum, daí a carroceria em madeira era feita por um construtor/marceneiro independente.

Junto ao utilitário está um Mércury e, está com algum escudo não identificável na grade, sem pneus faixa-branca e com um parachoque que eu estou achando bastante estranho!
O destaque são os carros, mas todo o ambiente é formidável!
Pose junto ao Mércury 1946 zero quilômetro!

Abaixo, foto promocional com um baita ornamento!
É uma bola de cristal sobre uma mesa com a miniatura de um Ford 1946 dentro, e com o cartaz atrás interagindo com o globo e dizendo "Há um Ford em seu futuro".
E o futuro era o pós II guerra! Seria incrível se isso ainda existisse, uma memorabilia cobiçadíssima!

Mais uma linda foto do show-room, agora com dois automóveis Ford (um com pneu faixa-branca) e um chassis utilitário Ford.
Na foto abaixo, um Mércury 1948 vendido pela empresa. Farois de milha e placa de Encantado-RS.
Essas valiosas e inéditas fotos vem a compor a nossa riquíssima história do automóvel no Brasil.
Elas foram enviadas pelo Navarro Heitor Zonta que graças a sua amizade com Amilcar Cé, filho do Sr. Jordano Cé, conseguiu trazer para nossa admiração esses automóveis OKm, mas fabricados há mais de 60 anos.

0 comentários:

Postar um comentário