O Impala é um dos clássicos Chevrolet que nunca saem de moda. Lançado em 1958 como top de linha, ele modernizou a linha GM e foi um dos carros mais vendidos do mercado norte americano. No Auto Show Collection encontramos este belo exemplar de 1961 em impecável estado de conservação e toques pessoais que levantam uma dúvida: este carro é tunado ou retrô?
Em 1961 o Impala já estava na terceira geração e vendia perto de um milhão de unidades por ano. Em apenas nove anos, a produção desse carro bateu as oito milhões de unidades fabricadas na unidade GM do Texas. Nesta geração, o carro já não tinha a traseira "asa de gaivota", mas sim um conjunto óptico com três lanternas inspiradas nas turbinas de um avião, com um friso sobre fundo branco.
O mesmo friso branco está presente na lateral, o que amplia as dimensões visuais do carro e realça o seu estilo "banheira", bem característico do final dos anos 1950 e início dos 1960.
A combinação do vermelho com branco está presente não só na carroceria, mas por todo o interior, nos bancos e forrações do carro. O banco traseiro traz o emblema do Impala, também inspirado na aeronáutica, bem como o console central com frisos cromados.
As rodas cromadas e a suspensão levemente rebaixada modernizam o visual deste Impala, que mantém todo o restante de sua configuração original. Afinal, os pneus originais aro 15 são estreitos e diagonais, e o freio a tambor. Mas o novo conjunto de rodas e pneus de perfil baixo combinam com tanta perfeição que a nossa pergunta fica sem resposta: tunado ou retrô?, o Impala ganhou traje esportivo com adereços singulares.
O exemplar das fotos é um cupê, fabricado em 1961, ano em que estreou a versão SS (Super Sport), que vinha com câmbio manual ou automático (carro da foto), conta giros, reforços de suspensão, chassi e freio melhor dimensionado para o porte do carro.
No painel, o detalhe de uma boneca havaiana, já que o visual "litorâneo" cai com perfeição neste belo carrão vermelho. Imagine desfilar com ele pela Kaanapali Parkway, avenida que passa pela bela orla da praia de Lahaina, no Hawaii, curtindo o pôr do sol e ouvindo "Hawaiian Beach Song", de Elvis Presley...
0 comentários:
Postar um comentário