quinta-feira, 25 de março de 2010

Galaxie Night no Autoshow Collection

Luxuoso Ford desfilou com toda a pompa no Anhembi

Por Marcos Camargo Jr.
A volta do Auto Show Collection em 2010 começou em grande estilo. Os carros mais luxuosos e confortáveis já fabricados no mercado brasileiro brilharam no Galaxie Night, organizado pelo Galaxie Clube do São Paulo e que reuniu cerca de 50 automóveis da linha fabricada entre 1967 e 1983.
O desfile contou parte da história deste clássico Ford, que teve as versões STD, Galaxie 500, LTD e Landau. Para abrir o desfile, às 21h30, um Galaxie 500 1967, com placa amarela "29-80-07" cruzou a passarela e chamou a atenção pela beleza das linhas inspiradas no modelo americano. Equipado com o motor V8 272 com 164 cv de potência, o Galaxie era um carro moderno e alinhado com o que havia de melhor na indústria automotiva mundial. Também desfilaram um 1968 vinho com interior vermelho e outro 1968 bege terra, uma das cores mais bonitas do Galaxie.
O LTD 1969 foi um upgrade para o Ford Galaxie nacional. O modelo tinha acabamento diferenciado, teto de vinil que conferia um visual executivo para o sedan e câmbio automático, o primeiro a oferecer este opcional por aqui. O carro que desfilou tinha pára-choques reforçados, que quase passam despercebidos diante de tanta exclusividade. Nesta época, o Galaxie recebeu o novo motor V8 292, com cilindros de maior diâmetro e 190 cv e desempenho mais adequado para um full size. Também chamou a atenção o emblema lateral "4800", referência às polegadas cúbicas do novo motor (que na verdade eram 4785 cm3)
Um modelo da geração intermediária, fabricada em 1973, exibiu a controversa "grade cortada", que dividiu opiniões. O conjunto dianteiro do carro tinha identificação com a Lincoln, divisão de luxo da Ford nos EUA. A cor azul contrasta com o teto de vinil preto, formando um conjunto de rara elegância. Outro Galaxie 500, fabricado em 1973, é raro entre os modelos da linha, com poucas unidades fabricadas.

Em 1976 a Ford renovou o Galaxie o que deu sobrevida para o luxuoso modelo que teve as vendas bastante afetadas pela crise do petróleo de 1973. Na época, o governo militar racionava o consumo de gasolina que ficava cada dia mais cara, e os consumidores migravam de modelos gastões para os mais econômicos. Na pista do Auto Show Collection, um trio de fazer inveja: um Galaxie 500 azul com sua característica grade horizontal, um LTD com teto de vinil, e atrás o luxuoso Landau de cor prata Continental que está há 30 anos na mesma família.
O LTD 1979 mostrou um dos últimos modelos fabricados nesta versão. Com cor marrom, teto de vinil e calotas raiadas combinadas com pneus faixa branca, é também um raro exemplar, com apenas 46 mil quilômetros rodados.
Adiante, outra dupla de Galaxie 500 branco nevasca e um LTD marrom ajudou a mostrar as sutis diferenças entre os dois modelos. No desfile faltou um exemplar da raríssima série STD (Standard), que foi lançada em 1970, e tinha bancos de vinil, direção mecânica, calota simples com a inscrição Ford, e não trazia opcionais como o relógio quartz e o ar condicionado.
Chegando a década de 1980, a Ford descontinuou o LTD e o Galaxie 500, e manteve em produção somente o Landau, para atender a demanda por carros de luxo no mercado brasileiro. Na pista, um Landau equipado com o motor a álcool, o primeiro desse tipo no mundo, que foi lançado para ajudar a equilibrar as vendas do modelo que já era considerado ultrapassado.
Na cor preto Cadillac, um Landau 1983 exibiu perfeito estado de conservação e placas amarelas, hoje muito desejadas pelos colecionadores.
Outro modelo de rara beleza, era o Landau 1980 que pertenceu a frota presidencial e foi carro de uso do general João Baptista Figueiredo, o último presidente militar do Brasil. Figueiredo usava o carro que traz detalhes como a insígnia da presidência, as placas com os símbolos oficiais e o brasão da República na coluna traseira.
Fabiano Tilli, outro grande colecionador da linha Galaxie, desfilou com sua Limosine modificada a partir de um LTD 1973. O carro tem detalhes como as luminárias com símbolos da Lincoln, ar condicionado e frigobar.
Outro carro especial era o Galaxie inspirado nas viaturas de polícia dos Estados Unidos. O visual ficou completo com a inscrição "Speedway Patrol", o símbolo da polícia e as sirenes.
O encontro também teve a presença de alguns carros modificados com suspensão a ar, rodas cromadas e equipamento de som de alta potência.

0 comentários:

Postar um comentário