terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rural Willys

A Rural Willys é um utilitário esportivo que produzido pela Willys Overland nas décadas de 50, 60 e 70 no Brasil. Na década de 1970, passou a ser produzida pela Ford do Brasil, que comprou a fábrica da Willys em 1969, mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características do veículo.

Foi lançado nos Estados Unidos em 1946 com o nome de Jeep Station Wagon. Foi produzido também em outros países como o Japão, onde foi fabricado pela Mitsubishi, com o nome J37 e a Argentina, onde foi fabricado pela Kaiser e é conhecido como Estanciera. O modelo brasileiro foi redesenhado em 1958 utilizando como inspiração a arquitetura moderna de Brasília, em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.

No Brasil foram produzidas versões com tração 4X4 e 4X2, com motores a gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de 2.6 ou 3.0 litros (opcional). O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil e também equipava outros veículos da fábrica Willys, como o Jeep e o Aero. O motor 3.0, utilizando o mesmo bloco, equipava o Itamaraty. A partir do segundo semestre de 1975, até o final da produção, em 1977, a Rural foi fabricada com motor Ford de quatro cilindros e 2.3 litros de cilindrada. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90 hp (cavalos-vapor), adequada à época e características do veículo.

A Rural Willys pode ser considerada "pai" das atuais utilitárias esportivas existentes, pois era um um veículo com espaço para a família, mas robusto e com vocações off-road

Em 1961 entrou em linha a versão picape da Rural, chamada de Pick up Willys ou Pick up Jeep e, posteriormente, F-75. A versão militar, amplamente utilizada pelas Forças Armadas do Brasil, denominava-se F-85. Em Argentina, este modelo foi conhecido como Baqueano. Tal como o Jeep, a F-75 manteve-se em produção pela Ford do Brasil até 1983.

Nova Rural

Elementos clássicos da antiga Rural foram mantidos como o vinco em V que corta a grade, o capô aumentou mas mantive a entrada de ar em cima. A pintura em 2 cores é para os ruralistas de plantão.

Vincos laterais na lataria, a última janela caindo em curva são marcas registradas da Rural, sem contar a traseira com caida reta e as lanternas, a porta traseira tem dupla abertura.




Um comentário:

  1. Muito boa matéria sobre as Rural. Mas mais bacana mesmo, foi a postagem das versões em Papercraft!!! Sou colecionador e restaurador de miniaturas aqui em Porto Alegre e há horas procurava por uma versão da Rural só que com a frente da Willys e de um blog chamado Chihuahua de Papel que não existe mais e possuía tal versão e inclusive a de Pick-up! Muito obrigado e parabéns pelo Blog!!!


    Guy

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