A matéria a seguir foi publicada originalmente pela National Geographic Magazine em sua edição de outubro de 1923. É uma daquelas grandes reportagens fotográficas que a NatGeo
sempre fez tão bem, mostrando a quantas estava a revolução introduzida
pelo automóvel nos EUA na década de 20, e como ele criava novos hábitos e
costumes rapidamente na medida em que era mais e mais aceito pela
população. Toda a efervescência daqueles dias de glória do automóvel foi
capturada, como se pode ver, com muita beleza e sensibilidade, em um
misto de relato histórico e jornalismo, romantismo e heroísmo. A
grandiosidade deste material é justamente a de nos mostrar estes dias em
que pioneiros tiveram a oportunidade de fazer história – e fizeram.
Passados quase 100 anos desta reportagem, o limitado automóvel dos
primeiros anos, a falta de estradas e o risco inerente às viagens de
carro têm muito pouca semelhança com o que são hoje para nós, bisnetos
da revolução do automóvel. Perceba, inclusive, que já naquela época o
americano já havia assimilado completamente a novidade do ‘auto-móvel’ e
endereçado praticamente todos os usos que dele fazemos ainda hoje, seja
para o lazer, para a simples locomoção ou negócios, entre outros usos
tão criativos. Trata-se ainda de um grande balde de água fria nos que se
vêem na modernidade do automóvel hoje em dia; modernos foram eles, os
primeiros! Nós somos apenas os deslumbrados, que às vezes e por
ignorância, negamos o talento e o valor de todos aqueles homens e
mulheres que nos antecederam.
O título original desta matéria da National Geographic Magazine é mais do que sugestivo: “An American Art That Has Revolutionized Methods in Manufacturing and transformed Transportation”, cujos pequenos textos explicativos eu traduzi livremente, a seguir.
“Um revendedor de automóveis na Califórnia quis provar ao mundo que
seus bólidos eram robustos e confiáveis, por isso colocou 10 deles para
subirem o Twin Peaks na região de São Francisco. Os proprietários, entre
eles uma mulher, partiram da base em ritmo acelerado e nenhuma marcha
foi trocada desde então. A força dos motores construídos nos EUA
representam uma grande conquista da moderna engenharia.”
“Para se ter idéia do impacto da adoção do automóvel sobre 0utros
meios de transporte, basta considerar que a indústria de transportes
movidos a cavalos faturou 131 milhões de dólares em 1914 e apenas 42
milhões em 1921, uma redução de 67.8 porcento em apenas sete anos. Na
foto acima, rodando montanha abaixo pela estrada em Pikes Peak.”
“Acima, uma cena pitoresca sobre a construção de estradas em Signal Mountain, Tennessee.”
“De automóvel através da árvore Wawona, em Mariposa Grove, California.”
“Uma máquina poderosa e extraordinária: um automóvel moderno pronto para a grande corrida.”
“No fim da trilha: Glacier Point no Parque Nacional de Yosemite, California.”
“Uma mistura entre carruagem e automóvel, assim foram os primeiros
anos da indústria automotiva. Haynes, Ford, Duryea, Winton, Olds e
Apperson serão sempre lembrados como os fundadores de uma indústria que
evolui a cada dia.”
“Uma carruagem movida a hidrocarbonetos com pneus de corda em 1899.
Quando Charles Goodyear jogou o seu composto de borracha, por acidente,
dentro de um forno aquecido, não poderia imaginar os 40 milhões de pneus
fabricados anualmente ou sequer toda a indústria automotiva que se
tornou possível a partir de sua descoberta.”
“O escritório do supervisor em uma fábrica de automóveis. Painéis
como este, instalados no departamento de produção dos grandes
fabricantes de automóveis, controlam o fluxo de materiais e peças
através da fábrica, tornando-os disponíveis no momento certo e mostrando
as diversas etapas da produção até que se obtenha o produto final.”
“Usinando um típico bloco de motor com seis cilindros. Cada cilindro
em motores de alta performance deve ser produzido exatamente no mesmo
tamanho e alinhamento. Não podem variar mais que um décimo de milésimo
de uma polegada dos padrões definidos. Observe o polimento em curso no
quarto cilindro a partir da direita. Em um automóvel com seis cilindros,
cada pistão se desloca 6.000 vezes através do cilindro a cada milha.”
“Transporte experimental, duas décadas atrás. O ferreiro e o dono de
um estábulo observam a nova máquina que se diz capaz de atravessar
terrenos acidentados com seus pneus de borracha. Por muitos anos ainda
seria o cavalo que iria rebocar estas engenhocas da lama quando os então
frágeis motores parassem de funcionar ou quando os pneus se perdessem
pelos caminhos.”
“Ao lado de uma montanha de gelo próximo a Escanaba, Michigan.
Noventa por cento das pessoas compram seus automóveis de apenas 20 por
cento dos fabricantes. Os outros fabricantes repartem entre si apenas
dez por cento dos compradores. Todavia, atender a demanda deste público
que busca algo diferente significa um negócio que movimenta mais de meio
bilhão de dólares por ano.”
“Uma máquina que calcula automaticamente a área quadrada do couro que
passa por ela, apesar de todas as suas irregularidades e exibe o total
em um mostrador em frente ao operador.”
“Preso em uma tempestade de neve no Oregon. O custo das peças de
reposição dos modernos automóveis é incrivelmente baixo, o mesmo não
valendo para a mão de obra necessária a sua instalação. Um grande
fabricante diz que o custo de todas as peças por automóvel é de apenas
US$13.00, em preço de atacado, obviamente.”
“Uma moderna prensa capaz de estampar cinco pára-lamas por minuto.
Esta poderosa máquina produz 2.700 peças por dia, sendo uma por cada
ciclo de operação. É tão precisa que o produto estampado não precisa de
acabamento complementar, e está pronto para ser utilizado assim que a
pressão de 225 toneladas é recolhida.”
“O final da linha de montagem de uma grande fabricante de automóveis.
No início da fabricação dos automóveis, as peças eram simplesmente
colocadas no chão da fábrica. Hoje o chassi, o motor, a caixa de
transmissão, eixos e todos os outros componentes são disponibilizados de
forma que, quando todos se encontram, estão prontos e aptos a serem
montados em uma peça única ao fim da linha de montagem.”
“Acabamento final em carrocerias de automóveis de alta qualidade em um grande fabricante.”
“Velocímetros são testados pela fábrica. Antes de serem embalados,
velocímetros são testados para auferir sua precisão em diversas
velocidades, simuladas pela máquina de testes. Esta é a última de 557
inspeções que são realizadas em cada instrumento e componente ao longo
de sua construção.”
“Modernos vagões de dois andares necessários para o transporte de automóveis dos grandes fabricantes até os revendedores”.
“Estrada através da linda paisagem do estado de Washington.”
“Chegando de automóvel para a celebração da Páscoa em Riverside, California.”
“Agarrado a traseira de um Ford em Rock Creek Park, Washington. Um
lenhador do Michigan inventou a vela de ignição; um engenheiro do meio
oeste o arranque automático; um judeu russo o aro de pneu desmontável;
um yankee da Nova Inglaterra a corrente de tração para os pneus; eis os
quatro inventores essenciais para o desenvolvimento do automóvel na
América.”
“Caminho difícil após tempestade em Cedar Breaks, Utah. A Associação
Nacional de Motoristas estima que dois milhões e meio de donos de
automóveis vão pegar a estrada este ano em férias, o que significa um
total de 10 milhões de turistas viajando de automóvel pelo país.”
“Seus proprietários estão assistindo a partida de futebol entre os
times de Yowa e Yale. A foto foi feita nas proximidades do Estádio de
Yale.”
“Um trecho recém-concluído de rodovia asfaltada no deserto da
Califórnia. Note o acostamento em primeiro plano. Esse tipo de pavimento
não será eficiente onde houver dunas de areia nas suas proximidades.”
“A Associação Estadual de Automóveis do Oregon decide exibir as
paisagens do Oregon. O carro batedor da Associação é pintado com uma
cena do Monte Hood ao fundo e a cidade de Portland em primeiro plano.”
“Agora temos o verdureiro ambulante. Um comerciante de Cincinnati
decidiu arriscar e colocou seu negócio sobre rodas, deslocando-o pela
cidade. Deu tão certo que ele já pensa em comprar mais automóveis para
sua frota.”
Um pastor e seu púlpito peripatético. Um clérigo do Brooklyn decidiu
seguir à risca o ensinamento ‘Vá e ensine às multidões’. Sua capela
ambulante conta com um órgão e um mecanismo basculante para que seja
guardada em garagens comuns.”
“Serviço de venda de máquinas de escrever ambulante. Um revendedor de
Bloomington, Illinois, decidiu equipar sua força de vendas com uma
linha completa de suas máquinas de escrever sobre rodas. Agora, a loja
viaja de cliente para cliente, em um sistema completo de demonstração.”
“Em Nova York e outros estados é possível comprar pêras, maçãs, ovos e uma infinidade de produtos à beira das estradas.”
“Em Maryland, foi inaugurado um serviço móvel e gratuito de
biblioteca que vai até as famílias mais pobres e necessitadas do
estado.”
“A ida matutina ao toilet. Acampamentos de vários tipos e qualidade
estão sendo criados pelo país, a fim de atender a demanda crescente de
turistas e trabalhadores em permanente deslocamento.”
“Transporte motorizado em uso pelo exército americano.”
“A cada 30 segundos nasce um motorista da Ford, a fim de suprir a produção que sai das fábricas de River Rouge e Highland Park.”
“Trânsito intenso e rotineiro na Quinta Avenida em Nova York,
ao norte da Rua 42, em qualquer dia da semana. A cada dia, 45.000
veículos passam por este cruzamento. E 4.500 em uma única hora não
seria algo improvável de acontecer.”
“Estacionamento público em Chicago. Com o aumento da demanda por
áreas de estacionamento, a solução são áreas como esta, à disposição dos
motoristas por uma pequena quantia. Na entrada o motorista recebe um
comprovante e o carro não é liberado sem sua apresentação.”
“Viajando pelo país no estilo cigano. Este bangalô sobre rodas têm
todos os confortos disponíveis hoje em dia em qualquer casa comum, como
luzes elétricas, água encanada, sala de estar e acomodações para dormir.
Até mesmo o acento do motoristas pode ser convertido em uma cama.”
Espero que goste e adoraria saber sua opinião sobre qualquer um dos muitos aspectos desta história.
Fonte: Blog dos Carros Antigos
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