Eu nunca havia encontrado o projeto de um automóvel. Não me refiro a vistas explodidas, cutaways
ou esquemas dos manuais de serviço. Mas desenho mesmo, projeto de
engenharia, nanquim sobre poliéster, como se fazia antigamente.
É compreensível que isso não exista dando sopa por aí. Além da
propriedade intelectual, do sigilo absoluto sobre as técnicas de
construção, me ocorrem também questões de segurança que poderiam ser
exploradas por pessoas de má índole. Estas sim, existem aos montes por
aí.
Na semana passada, surfando por aí, achei um conjunto completo de
desenhos do Continental Mark III de 1958. São 31 páginas, formato
12″x24″, com os detalhes de construção de um Lincoln com wheelbase de 132″ e portas suicidas. O detalhamento é completo, em que pese este carro nunca ter sido construído. Sim, my friend, este Continental ’58 Mark III nunca saiu do papel.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
RECORTE E MONTE - Coleção de aniversário da Fiat
A Fiat comemorou, em 2010, 34 anos de Brasil e, para celebrar, resolveu
presentear seus clientes! Foram enviados e-mail marketing para seus
consumidores com um link onde a pessoa pode imprimir o seu carro atual
na versão paper toy (toy art feito em papel).
A ação, desenvolvida pela agência de marketing de relacionamento Sunset,
foi um sucesso e, por isso, queremos compartilhá-la com vocês!
Durante as próximas 12 semanas, toda sexta feira será disponibilizado um
desses modelos oferecidos pela Fiat. Aproveite, organize-se e faça sua
coleção.
O Japão e suas surpresas
O cenário é o seguinte. O Japão emergiu como um país arrasado após
a Segunda Guerra Mundial, regredido para o século XIX pela força de
duas explosões nucleares e uma guerra insana. Era preciso tocar a vida,
os sobreviventes precisavam improvisar. A matéria prima era o lixo da
guerra. No caso, latas de cerveja dos soldados americanos que ocupavam
seu país. O que eles decidem fazer com isso? Carrinhos de lata para
crianças. Pergunta batida, óbvia, mas necessária: como esse povo apenas
30 anos depois era a terceira economia do mundo? Sabemos a resposta.
Então por que não conseguimos o mesmo?
Então por que não conseguimos o mesmo?
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Customização de Miniaturas: Um Hobby Dentro do Hobby
"Customização" ... Creio que todos ou a grande maioria já ouviu falar
nessa palavra aportuguesada, a qual podemos substituir também por
"Transformação" ou "Personalização", que é a arte de modificar de forma
bem simples ou até em um nível altíssimo de sofisticação, e que pode ir,
no caso de miniaturas, desde uma simples substituição de uma peça móvel
por outra diferente, como rodas e pneus, passando por mudanças na
pintura ou adesivações, e chegando até mesmo ao acréscimo de acessórios,
como aerofólios e spoilers ou até mesmo mudanças radicais e definitivas
na estética ou estrutura da miniatura, como recortes na carroceria.
Profissional ou amador, o customizador acima de tudo é um artista que dá
vida a um sonho ... e o grande barato é mesmo o prazer que a
customização proporciona ao colecionador, que pode ter materializado o
desejo de ver uma miniatura do jeito que sempre imaginou ! Veja agora
alguns exemplos :
Recentemente chegou em minhas mãos essa belezura: trata-se de uma customização reproduzindo uma Viatura dos anos 70 e 80 da ROTAM (Rondas Táticas Metropolitanas de BH), feita pelo artista mineiro Paulo Fiote a partir de uma miniatura bem simples, uma Chevrolet Veraneio, vendida recetemente a preços populares pelos Jornais O Tempo e Super Notícia, ambos aqui de BH (sim, é isso mesmo ... aquela vermelha !) eu mesmo quase não acreditei quando vi o resultado ... uma riqueza de detalhes impressionante, fruto de um trabalho de pesquisa de seus idealizadores, diretores de uma grande loja de miniaturas de BH, a "ReplicaBH". Os caras reproduziram com fidelidade todos os detalhes da viatura original: cores, logotipos e acessórios, o que pude conferir, pois vi as fotos do veículo original ... simplesmente fantástico !
Recentemente chegou em minhas mãos essa belezura: trata-se de uma customização reproduzindo uma Viatura dos anos 70 e 80 da ROTAM (Rondas Táticas Metropolitanas de BH), feita pelo artista mineiro Paulo Fiote a partir de uma miniatura bem simples, uma Chevrolet Veraneio, vendida recetemente a preços populares pelos Jornais O Tempo e Super Notícia, ambos aqui de BH (sim, é isso mesmo ... aquela vermelha !) eu mesmo quase não acreditei quando vi o resultado ... uma riqueza de detalhes impressionante, fruto de um trabalho de pesquisa de seus idealizadores, diretores de uma grande loja de miniaturas de BH, a "ReplicaBH". Os caras reproduziram com fidelidade todos os detalhes da viatura original: cores, logotipos e acessórios, o que pude conferir, pois vi as fotos do veículo original ... simplesmente fantástico !
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Agência Chevrolet em épocas diferentes
Agência Chevrolet na cidade de Itararé -SP.
Na foto acima, possivelmente de 1929, aparece um automóvel Chevrolet e outros dez caminhões em frente ao bonito prédio.
Já na foto abaixo, talvez de 1941, os sete caminhões "Chevrolet Gigante" novinhos em folha!
Reparem que as duas fotos são do mesmo local, porém com nova e moderna arquitetura!
Na foto acima, possivelmente de 1929, aparece um automóvel Chevrolet e outros dez caminhões em frente ao bonito prédio.
Já na foto abaixo, talvez de 1941, os sete caminhões "Chevrolet Gigante" novinhos em folha!
Reparem que as duas fotos são do mesmo local, porém com nova e moderna arquitetura!
terça-feira, 22 de novembro de 2011
1949 DeSoto Woody
Lindo auto, deslumbrante esse woody. Toda a pinta de ser um unrestored.
É um DeSoto 1949 Station Wagon que estava à venda ano passado. Na sequência, fotos do acervo da Life do dia em que estes mesmos autos estavam sendo embarcados nos trens com destino aos dealerships, 62 anos atrás. Coisa fantástica essa internet, hum?
É um DeSoto 1949 Station Wagon que estava à venda ano passado. Na sequência, fotos do acervo da Life do dia em que estes mesmos autos estavam sendo embarcados nos trens com destino aos dealerships, 62 anos atrás. Coisa fantástica essa internet, hum?
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
O senhor DKW - DKW Vemag
Toda perua tem sempre o seu sedan, ainda mais que, infelizmente, estes
modelos não fazem mais sucesso como antigamente. Derivado da nova
Vemaguete, o seu sedan, o Vemag, assume um design diferente do modelo
original na traseira. O antigo visual com a traseira muito arredondada e
baixa não combina mais com os modelos atuais por mais que seja uma
releitura, por isso tive que ousar.
Não há alterações na frente em relação à perua, os faróis redondos com adornos cromados, a grande grade em preto e também com um friso cromado e o visual esportivo permanecem. O retrovisor possui piscas laterais e as portas da frente também são suicidas. Ou seja nada muda entre os dois até o final da porta traseira. Atuando como um modelo de nicho no mercado dos hatch médios os DKW fariam um bom sucesso com o público, relembrando a nostalgia dos clássicos brasileiros.
Não há alterações na frente em relação à perua, os faróis redondos com adornos cromados, a grande grade em preto e também com um friso cromado e o visual esportivo permanecem. O retrovisor possui piscas laterais e as portas da frente também são suicidas. Ou seja nada muda entre os dois até o final da porta traseira. Atuando como um modelo de nicho no mercado dos hatch médios os DKW fariam um bom sucesso com o público, relembrando a nostalgia dos clássicos brasileiros.
Ford 1932 – 14 body styles
A última edição da Good Guys Magazine
estava repleta de Fords originais, mais do que no último ano inteiro.
Também havia os customs e os hots, mas me aprece que essa edição quis
privilegiar principalmente os Ford 32 em condição original. Acho que
ultrapassamos o limite da falta de criatividade e, aí, é hora de voltar
às origens, como sempre.
Falando nos 32, eu nunca encontrei na internet uma propaganda ou algo
que me mostrasse claramente as opções de carroceria disponíveis para o
Ford 32, do qual seguramente somos todos fãs.
Só recentemente soube que eram 14 opções, de fábrica, mas sempre
lamentei a falta de uma referência visual delas. Sabe como é, eu preciso
ver, para crer. E depois postar no blog.
Procurei muito na internet por algo assim, sem sucesso. Eis que, meses atrás, eu comprei pela internet o fabuloso Petersen’s Complete Ford Book,
edição de 1972, e entre diversas matérias havia uma muito interessante
sobre a pesquisa por trás dos inovadores distribuidores e rotores que
permitiram o advento dos motores Ford flathead em 1932. Ilustrando esta
matéria, uma reprodução da propaganda da Ford com todos os 14
modelos do Ford B e Ford 18 disponíveis! Como diz meu pai, a solução do
problema está sempre perto dele. Eu só me dei conta da importância do
achado na semana passada, e confesso que me senti com um tesouro nas
mãos. Sim, por que não sei outro nome para uma peça de publicidade
histórica, tão relevante e emocionante como esta. E que, diga-se, não
sei onde mais encontrar por aí na internet.
Enfim, aí estão, as 14 carrocerias para 1932. Como uma coleção de
carros em miniatura, agora me sinto satisfeito por ter achado meu modelo
mais raro. Diga-se que algumas são na verdade variações de padrão de
acabamento (de Luxe) que eu, honestamente, não sei dizer exatamente no
que se diferenciam entre si. As fotos no fim talvez ajudem nesse
sentido.
Perdoe a qualidade, mas a reprodução do Petersen’s já é
tosca assim também. Talvez por ser uma peça realmente rara, quem saberia
dizer? Não importa, o que vale é o registro, que aí está.
Você vai gostar de ler também a história do Bob Regehr, americano que têm quase todos os modelos do Ford 32, inclusive alguns não listados aqui como o raríssimo limousine Ford B-400, de uso exclusivo do serviço diplomático americano na Europa. A dica veio do Jesse, meses atrás, e só agora a matéria se tornou disponível no site da Hot Rod.
Miniaturas de carros e cenários inteiros
Michael Paul Smith cria e fotografa suas miniaturas e seu trabalho fantástico agora vira um livro com as melhores imagens. O mundo das miniaturas é fantástico, mesmo quem coleciona é apaixonado e imagine quem consegue construir algo assim?
Volkswagen mostra outra versão de 'Kombi' moderna, que anda sozinha
A Volkswagen apresentou nesta sexta-feira (19) o conceito eT!, um
comercial leve com motor elétrico e comando semiautomático. É uma
espécie de versão moderna da Kombi; uma outra, chamada Bulli, já havia sido mostrada em março passado, no Salão de Genebra.
Protótipo eT foi pensado para uso dos correios (Foto: Divulgação)
O eT! poderia, segundo a montadora alemã, seguir sozinho o motorista,
enquanto ele vai de casa em casa fazer entregas, por exemplo. Ou ir até
ele, por meio de um sistema chamado Come to me (Venha até mim, em
inglês). O condutor também pode manejar o veículo sentado no banco do
carona, por meio de uma barra acoplada ao volante, o que pode poupar o
tempo que a pessoa gastaria dando a volta no veículo, explica a Volkswagen.
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