Muitos fazem a mesma pergunta , " qual o primeiro carro nacional? " Romi Isetta ou DKW Vemaguete? A resposta poderia ser simples, já que a Isetta começou a ser vendida no nosso mercado pela empresa Romi em 5 de setembro de 1956 e a Vemaguete da DKW dois meses depois. A rixa está em considerar o Romi Isetta um carro uma vez que tem apenas uma porta e só comporta duas pessoas . Sendo considerado um carro pelo governo do JK apenas um veiculo de duas portas , que comportase quatro pessoas e alguma bagagem. sendo assim , um Top 10 dos carros que marcaram nossa industria .
1956 – Romi Isetta
1956 – DKW Vemaguete
1957 – Volkswagen Kombi
1957 – Ford F100
1957 – Jeep Willys
1958 – Chevrolet ‘Brasil’ 3100
( imagem quatro rodas )
1959 - Willys Dauphine - Gordini
1959 – Volkswagen Fusca
1960 – Aero Willys
Na sequência do Simca Chambord, chegou seu maior concorrente na época, o Aero Willys. O motor era o mesmo seis cilindros do Jeep com 2,6 litros e 90 cv. Um novo coletor de admissão elevou a potência a 110 cv quatro anos depois. Ao longo dos anos, o carro teve algumas versões de luxo e outras motorizações, mas foi deixado de lado em 1971 quando a Ford, nova dona da Willys, investiu na chegada do Galaxie.
1967 - Ford Galaxie
O Primeiro carro de passeio nacional fabricado pela Ford no Brasil , assim assumindo o posto do melhor carro de luxo brasileiro , trazendo varias inovações , direção hidraulica , cambio automatico , um verdadeiro motor V8 , incialmente um 275 , teve varias ' evoluções ' até a chegada do brimordiozo Landau , o qual é meu sedan nacional contemporanio preferido .
1956 – Romi Isetta
Romi Isetta , por mim considerada o primeiro carro brasileiro. Ela era fabricado em Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo. Com apenas uma porta, na frente do veículo, que se abria levando a coluna de direção, o carrinho teve sua linha de produção transferida para o Brasil depois que sua fabricação foi encerrada na Itália nas mãos da Iso-Automoveicoli. Depois disso, a BMW assumiu a marca e a mantém até hoje. Sempre tendo uma especulação sobre a volta da Romi-Isetta.
1956 – DKW Vemaguete
O então presidente Juscelino Kubitscheck inaugurou em São Paulo a fábrica da DKW, sigla para Das kleine Wunder (a pequena maravilha) que, em parceria com a Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S/A), começou a fabricar no Brasil a perua Vemaguete. Ela vinha com motor de dois tempos, três cilindros de 900 cm³ e 38 cv de potência. A perua ainda teve as versões simplificadas Pracinha e Caiçara.
1957 – Volkswagen Kombi
Embora já fosse montada em regime de CKD junto ao Fusca, a Kombi inaugurou a fábrica de São Bernardo do Campo da Volkswagen do Brasil em 1957. A nossa velha e boa Kombi deu tão certo no mercado brasileiro, que ainda continua em produção até hoje, já com motor refrigerado a água de 1,4 litro flex. No espírito, porém, pouca coisa mudou, caso do propulsor traseiro, da capacidade para até nove pessoas ou uma tonelada de carga e do formato que ganhou o apelido de ‘Pão de Forma’.
Aproveitando a mecânica e a cabine do caminhão F600, que já era montado da fábrica da Ford no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o Ford F100 foi o primeiro carro Ford feito no Brasil. O propulsor era um V8 de 4,5 litros que rendia 167 cv de potência. A picape, que chegou a ter até versão de cabine dupla – sendo a porta traseira apenas no lado direito e com abertura contrária -, deu lugar para a F1000 em 1979.
( imagem quatro rodas )
1957 – Jeep Willys
É claro que você ja viu este Jeep , aqui um dos carros que adimiro muito e posso chamar de 'pau para toda obra ' Ele foi o primeiro veículo da Willys-Overland a ser nacionalizado com motores de quatro e seis cilindros. Em 1968, quando a Ford comprou a Willys o modelo continuou a ser produzido como Jeep Ford até 1983.
1958 – Chevrolet ‘Brasil’ 3100
É o típico caso de veículo que ficou conhecido mais pelo apelido que pelo nome verdadeiro. E foi por Chevrolet Brasil que a caminhonete 3100 sempre foi chamada por aqui, graças ao mapa do nosso País emoldurado pela gravata da marca norteamericana. Ela veio para ser a grande rival da Ford F100 e contra-atacava com um motor de seis cilindros em linha de 142 cv. Deixou o mercado em 1964 com a chegada da C-14.
( imagem quatro rodas )
1958 – Rural Willys
Alguns o chamam de ‘o primeira SUV nacional’, mas trata-se de uma configuração de luxo do Jeep. A Rural foi vendida em versões para passageiro e picape com praticamente a mesma mecânica do ‘primo’. Também continuou em linha nas mãos da Ford até 1983. Sob o domínio da fabricante norteamericana, a versão de carga passou a ser chamada de F75.
1959 - Willys Dauphine - Gordini
Quando a Willys Overland do Brasil começou a produzí-lo, já com um elevado índice de nacionalização, lançando como Dauphine 1960. O Dauphine teve uma importancia na nossa industria , mesmo sendo conhecido como "Leite Gloria , desmancha sem bater " trouxe algumas inovações como o freios a disco nas rodas dianteiras além de ser o primeiro sedan compacto brasileiro.
1959 – Volkswagen Fusca
A história do Fusca deveria ser contada à parte, mas resumidamente, foi um dos carros mais importantes do Brasil. Assim como a Kombi, foi montado em CKD no início dos anos 50 e virou nacional em 1959. Até 1986, quando saiu de linha na primeira vez, povoou muitas garagens e foi o carro mais vendido no País até a marca ser batida pelo Gol, também da Volkswagen. O besouro ainda teve uma sobrevida em 1993, em um projeto do então presidente Itamar Franco, mas saiu de linha definitivamente três anos depois.
1959 – Simca Chambord
Nosso primeiro sedan de luxo nacional , além do primeiro carro de passeio com motor V8 e também foi o carro mais potente do país em meados da decada de 60. Ele falava do primeiro carro nacional de luxo, que logo ganhou o apelido de Maestro (um conserto em cada esquina). Sua fragilidade mecânica era combinada com a falta de potência do V8 de 2,3 litros e 84 cv. Saiu de linha em 1967 depois que a Simca foi comprada pela Chrysler.
1960 – Aero Willys
Na sequência do Simca Chambord, chegou seu maior concorrente na época, o Aero Willys. O motor era o mesmo seis cilindros do Jeep com 2,6 litros e 90 cv. Um novo coletor de admissão elevou a potência a 110 cv quatro anos depois. Ao longo dos anos, o carro teve algumas versões de luxo e outras motorizações, mas foi deixado de lado em 1971 quando a Ford, nova dona da Willys, investiu na chegada do Galaxie.
1967 - Ford Galaxie
O Primeiro carro de passeio nacional fabricado pela Ford no Brasil , assim assumindo o posto do melhor carro de luxo brasileiro , trazendo varias inovações , direção hidraulica , cambio automatico , um verdadeiro motor V8 , incialmente um 275 , teve varias ' evoluções ' até a chegada do brimordiozo Landau , o qual é meu sedan nacional contemporanio preferido .
Fonte: http://esporteautomotor.blogspot.com
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